ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Mikhail Aleksandrovich Okhitovich
♦ 1896, St. Petersburg (Rússia)
† 1937 (Rússia)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Mikhail Aleksandrovich Okhitovich foi um membro ativo do partido revolucionário bolchevique, sociólogo, urbanista e teórico da arquitetura construtivista, mais famoso por sua proposta de 'Desurbanização', dos anos 1929-1930.

 

Okhitovich, nascido em São Petersburgo, ingressou no Partido Bolchevique em 1917 e serviu no Exército Vermelho desde então até 1925. Ele se tornou um defensor da Oposição de Esquerda de Leon Trotsky, revolucionário russo que travou um combate contra Stalin, que levou à sua expulsão em 1928.

 

Ele foi readmitido no Partido em 1930, altura em que suas teorias foram ganhando muita atenção. Sua teoria da "Desurbanização",  foi proposta principalmente através do Grupo OSA e seu jornal o 'SA'.

 

O Grupo OSA (Organização dos Arquitectos Contemporâneos - OSA na sigla em russo) era uma associação de arquitetura vanguardista na União Soviética, que era muito ativa nos anos 1925-1930, tendo contato com Le Corbusier e outros modernistas, sendo considerado o primeiro grupo de arquitetos construtivistas da então URSS. 


A 'Desurbanização' é uma teoria semelhante a de Frank Lloyd Wright: um abandono da metrópole em favor de uma difusa rede parcialmente agrícola, mas tecnologicamente avançado. Suas propostas foram, juntamente com outros membros da OSA, a base do plano  da cidade industrial de Magnitogorsk, rejeitado de 1930. O próprio Le Corbusier tomaria emprestados alguns conceitos das propostas de Okhitovich para propor sua Ville Radieuse.

 

Em 1935, um discurso de sua autoria faz uma defesa do Construtivismo e ataca o "culto da hierarquia" stalinista e o nacionalismo  apregoado pelo Estado. Isso revoltou os stalinistas que o perseguiram e o prenderam no mesmo ano. Ele foi enviado para um Gulag, onde ele foi fuzilado em 1937

- Referencias:

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Mikhail Okhitovich

Documento nº: O 01
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 22/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital