top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Paul Revere Willians
✩  18 de fevereiro de 1894, Los Angeles, Califórnia, EUA
 23 de janeiro de 1980, Los Angeles, Califórnia, EUA

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Paul Revere Williams nasceu na cidade de Los Angeles em 18 de fevereiro de 1894, filho de Lila Wright Williams e Chester Stanley Williams, que haviam se mudado de Memphis pouco antes de Paul nascer.

 

Quando Paul tinha dois anos, seu pai morreu e dois anos depois sua mãe também morreu. Paul e seu irmão, Chester Junior, foram colocados em casas de famílias adotivas separadas. Paul teve a sorte de crescer na casa de uma mãe adotiva que se dedicou a sua educação e ao desenvolvimento de seu talento artístico.

 

Na virada do século XX, Los Angeles era um ambiente multi-étnico vibrante, com uma população de apenas 102 mil pessoas dos quais 3.100 eram negros ou descendentes de afro-americanos. Durante a juventude de Williams, o sonho de fazer a vida na Califórnia atraiu povos de todos os cantos dos Estados Unidos, e essa migração interna fez com que diferentes etnias misturarem-se com pouco preconceito.

 

Williams relatou mais tarde que era a única criança afro-americana em sua escola primária, e na High School Polytechnic era parte de uma verdadeira mistura étnica. Entretanto, na escola secundária enfrentou sua primeira adversidade quando um professor o aconselhou a não prosseguir em uma carreira na arquitetura, porque teria a dificuldade atrair clientes da comunidade branca e comunidade negra, que naquele tempo era menor, não poderia fornecer-lhe bastante trabalho.

 

Williams não desistiu. Anos mais tarde ele sempre contava esta história como uma forma de incentivar outros jovens arquitetos negros a prosseguirem em suas carreiras. Confiante em seus pontos fortes, ele simultaneamente buscou educação arquitetônica e experiência profissional com os principais escritórios de design de Los Angeles, enquanto desenvolvia bons contatos e relacionamentos em redes sociais e empresariais.

 

Em 1917 ele se casou com Della Mae Givens. Tiveram duas filhas, Marilyn e Norma.

 

Em 1921 foi licenciado como arquiteto pelo Estado da Califórnia, passando a atuar na profissão e ganhando muitos elogios em competições de arquitetura e o respeito e encorajamento de seus empregadores, Williams abriu sua própria empresa de arquitetura em 1923.

 

Os notáveis ciclos de "boom" imobiliários do sul da Califórnia cresceu durante a década de 1920. A prática notável de Paul Williams floresceu graças a suas habilidades como desenhista de casas pequenas, ideiais para jovens casais e também para proprietários mais abastados, onde suas propsotas de casas maiores também eram bem aceitas.

 

Paul também destacou-se em desenhar casas e fachadas em estilos historicistas e revivalistas, que embora nos anos 1920 já estivessem em dfeclínio, ainda havia uma gama consideravel de clientes mais abastados em Flintridge, no quadrado de Windsor e no parque de Hancock que simpatizavam por este tipo de residencias. Williams ganhava fama por conseguir atender a todos estes gostos.

 

No final dos anos 1930 Williams ganhou algumas comissões não residenciais importantes para projetar, notavelmente a Corporação de Música da América (1937) e a loja Saks Fifth Avenue (1939), ambos em Beverly Hills. Durante a Segunda Guerra Mundial Williams trabalhou com outros arquitetos para projetar habitação pública para os trabalhadores de guerra.

 

Como sua reputação cresceu junto aos clientes mais ricos e influentes, ele passou a ser convidados para desenhar obras de maior porte. Seu escritório passou por um periodo de expansão para incluir em seu know-how edifícios  de maior porte, como é o caso do prédio MCA, Saks Fifth Avenue, Palm Springs Tennis Club e Golden State Mutual Life Insurance Building.

 

As residências particulares que ele desenhou para líderes empresariasi, homens de negócios e profissionais ligados a indústria do entretenimento se tornaram lendárias: o ator Bert Lehr, os comediantes Lucille Ball e Desi Arnaz, o dançarino Bill (Bojangles) Robinson, o popular cantor Frank Sinatra eo empreendedor Cord e as famílias Paley estão entre seus clientes.

 

Como o modernismo passou a dominar a arquitetura pública após a II Guerra, Williams modificou seus traçados mais tradicionais. Ele caracterizou o estilo de alguns de seus edifícios como "moderno conservador". Ele projetou casas e hotéis na Colômbia, bem como os edifícios de negócios históricos de Los Angeles. Projetou muitos edificios para a comunidade negra, como o Angelus Funeral Home, o Golden State Mutual Life Insurance e a agencia financeira Broadway Poupanças e Empréstimos Federais. Ele também projetou uma nova casa para a Primeira Igreja de Los Angeles, comunidade religiosa da qual era membro.

 

O design residencial continuaria a ser uma parte importante de sua prática, mas as grandes encomendas comerciais, institucionais e públicas tornaram-se cada vez mais importantes, assim  seu trabalho se expandiu para muito além do sul da Califórnia, recebendo encomendas para projetar em outros locais dos Estados Unidos e também em outros países do mundo.

 

Williams foi ativo em organizações políticas e sociais ganhando a admiração e respeito de seus pares. Freqüentemente doava seu tempo e habilidades para projetos sociais que acreditava que promoviam a saúde eo bem-estar dos jovens, dos afro-americanos no sul da Califórnia. Era voluntário em diversas entidades assistenciais. Em 1957, ele foi o primeiro afro-americano eleito membro do American Institute of Architects.

 

Em 1960 veio apice de sua carreira. Paul recebeu a missão de projetar o Aeroporto Internacional de Los Angeles, um dos mais movimentados dos E.U.A. Com um orçamento de 50 milhões de dólares, ele criou uma das construções mais ousadas e futurista de seu tempo, que serviu de inspiração para muitas outras ao redor do mundo. O aeroporto foi inaugurado já no ano seguinte, em 1961, e logo se tornou um marco turístico para a cidade.

 

Paul R. Williams se aposentou em 1973. Sua fama o acompanhou até o fim da vida, sempre dando entrevistas ou participando de programas, onde podia falar de sua vida e superação como cidadão afro-americano, numa sociedade onde o racismo ainda era marcante. Paul Williams morreu em 23 de janeiro de 1980, aos 85 anos de idade.

 

Toda sua produção está disponivel no site www.paulrwilliamsproject.org

Paul Revere Willians

Paul Williams, examinando uma maquete - 1961
Paul Williams em sua foto mais famosa, tirada pelo fotografo Julius Shulman, em frente à sua mais importante obra: o Aeroporto Internacional de Los Angeles
Paul Williams e sua equipe de arquitetos afro americanos analisando a maquete do edificio de habitação multifamiliar "Golden State", 1949

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Casa da Rua Divisadero - 1939
> (2) Capela funerária Angelus, Los_Angelis, California - 1922

> (3) Anne_Banning_Community_House - 1975

> (4) Apartamentos da Rua 28 - 1926

> (5) Los Angeles International Airport - 1961

> (6) Knickerbocker Hotel, Hollywood, CA - 1936

> (7) Hillside Memorial Park, Al Jolson Shrine - 1951

> (8) Hillside Memorial Park, Al Jolson Shrine - 1951

> (9) Primeira Igreja Episcopal Afro americana - 1965

> (10) Casa Walter Scott Bachman Residence, Hancock Park, CA - 1926

> (11) Beverly Wilshire Hotel, Beverly Hills, CA - 1928

> (12) Blackburn Residence - 1927

> (13)  Casa William Banning, Hancock Park, CA - 1929

> (14)  Centro_Botânico,_University_of_California_Los_Angeles -1957 

> (15) Loja de Departamentos Saks Fifth Avenue - 1939 

> (16) Chasen's restaurant, West Hollywood, CA. - 1936

- Referencias:

 

- BRITANNICA, Encyclopaedia. Paul R. Williams - AMERICAN ARCHITECT. WRITTEN BY: The Editors of Encyclopædia Britannica. Disponivel em https://global.britannica.com/biography/Paul-R-Williams.. Acesso em 06 de dezembro de 2016

 

- PAUL WILLIAMS PROJECT. www.paulrwilliamsproject.org. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

 

- Karen E. Hudson, Paul R. Williams, Architect: A Legacy of Style (New York: Rizzoli, 1993); “Architect Paul R. Williams,”    http://www.paulrwilliamsproject.org/about/paul-revere-williams-architect/ - See more at: http://www.blackpast.org/aaw/williams-paul-r-1894-1980#sthash.ukGnAlNV.dpuf. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Paul R. Williams

Documento nº: W06

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/willians-paul-revere
Última atualização: 06/12/2016

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page