ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
JEAN BAPTISTE FRANÇOIS DE BÉTHUNE
♦  25 de abril de 1821, Courtrai, Bélgica
† 18 de junho de 1894, Marke, Bélgica

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Jean Baptiste François foi um dos maiores arquitetos da bélgica e um de seu mais importante expoente do movimento neogótico belga.

 

Ele nasceu em em 1821 em uma rica família de descendencia franco-flamenga. Ele e seus parentes eram católicos fervorosos, e muitos eram ativos na política e na administração pública. A família era originária da comuna francesa de "Bethune" e foi em 1845 nomeada com título da nobreza concedido pelo rei belga, embora Jean sempre recusou privilégios nobiliárquicos, mas por conta disso, tornou-se o "Barão de Béthune".

 

Bethune primeiro estudou Direito na Katholieke Universiteit Leuven e depois embarcou em uma carreira na política no conselho provincial da Flandres ocidental, em Bruges. Ele recebeu sua formação artística básica na "Academie voor Schone Kunsten" em Kortrijk. Seus mestres apresentara-lhes a pintura e a escultora e em 1850 ele visitou a Inglaterra e encontrou Augustus Welby Pugin (1812-1852), o defensor do Revival gótico na Inglaterra e um dos mais importantes expoentes deste movimento.

 

O encontro com Pugin e suas criações estimulou ainda mais o interesse de Bethune em arquitetura e artes aplicadas. À imitação de Pugin e seus seguidores, Bethune desenvolveu a idéia de que um renascimento artístico das artes do mundo "cristão" da Idade Média poderia inspirar uma nova sociedade profundamente cristã, de inspiração católica. De volta à Belgica, Bethune foi incentivado pelo cânone C. Carton a envolver-se na criação de uma verdadeira "arte cristã". Aos poucos, ele começou a fazer desenhos para si mesmo. Em 1854 ele mesmo montou sua própria oficina de vidro colorido, aconselhado por J. Hardman (1812-1867), fabricante de vidro colorido usado nas obras de Pugin.

 

Em 1862 ele foi co-fundador das escolas Saint-Luke. Estas escolas foram abertas para incentivar a formação de arquitetos para manter e difundir a tradição gótica. A primeira escola permanente Saint-Luke abriu em Ghent em 1863. Estas escolas também ofereceu uma educação para artesãos que poderiam trabalhar com vitrais, escultura em madeira, pintura, ouro e em prata. O objetivo era treinar artesãos que poderiam lidar com a decoração gótica em geral.

 

Bethune teve uma influência decisiva na evolução do estilo gótico Revival na Bélgica e na Europa como um todo.

 

 

 

Jean Baptiste François

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Monastério Beneditino Abadia de Maresdsous "Maredsous Abbaye" (Belgica) 1872

 

> (2) Castelo de Loppem, Flandres (Bélgica) 1859-1862

 

> (3) Igreja de São José 1876-1878 (França) - ricamente ornamentada com vitrais, esculturas e mosaicos de Jean de Béthune.

 

Abadia de Msrsdsous
Abadia de Msrsdsous

> (1) Monastério Beneditino Abadia de Maresdsous "Maredsous Abbaye" (Belgica) 1872

press to zoom
Castelo de Loppem
Castelo de Loppem

> (2) Castelo de Loppem, Flandres (Bélgica) 1859-1862

press to zoom
Igreja de são José
Igreja de são José

(3) Igreja de São José 1876-1878 (França) - ricamente ornamentada com vitrais, esculturas e mosaicos de Jean de Béthune.

press to zoom

Referencias:

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- SITE OFICIAL DA ABADIA DE MARESDSOUS - Histoire - Les Constructions. Disponivel em http://www.maredsous.com/index.php?id=1235. Acesso em 06 de julho de 2015

 

- SITE OFICIAL DA IGREJA DE SAINT JOSEPH DE ROUBAIX. Histoire. Disponivel em http://www.eglise-stjoseph-roubaix.org/. Acesso em 06 de julho de 2015.

 

- Patrimonio Industrial de Roubaix. Igreja de São José. Disponivel em http://www.patrimoineindustriel-apic.com/parcours/roubaix/st%20joseph.html, Acesso em 06 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Jean Baptoste François Béthune

Documento nº: B14
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 05/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital