ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
"Sir" Norman Robert Foster
♦  01 de junho de 1935, Grã-Bretanha

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

O mais famosos arquiteto ingles da segunda metade do século XX nasceu em Stockport, Cheshire. De família humilde, Foster sempre foi um ótimo aluno e grande leitor de livros.

 

O pai de Foster convenceu-o a fazer o exame de entrada para ser estagiário da prefeitura de Manchester, que ele passou em 1951 e conseguiu um emprego como escriturário junior no Departamento do Tesoureiro. Um colega de trabalho estava estudando arquitetura e isso levou Foster a interessar-se pelo tema. Depois de trabalhar no departamento do Tesoureiro, Foster completou seu Serviço Militar em 1953 ao servir na Royal Air Force, uma escolha inspirada por sua paixão por aviões, que ele mantém até hoje.

 

Foster conseguiu um emprego como assistente de um gerente de contrato com John Bearshaw and Partners, uma empresa de arquitetura da região de Manchester. A equipe de avaliadores disse que se ele quisesse se tornar um arquiteto na compnahia, ele deve preparar um portfólio de desenhos usando a perspectiva do proprio prédio da Bearshaw como um modelo. O proprio John Bearshaw ficou tão impressionado com os desenhos que ele promoveu o jovem Foster para o departamento de desenhos.

 

Em 1956, Foster ganhou um lugar na Universidade de Manchester Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Foster não conseguiu uma bolsa de estudos e por isso sempre trabalhou para financiar seus estudos, chegando até mesmo a trabalhar em bares e padarias.  Na universidade, Foster teve um grande interesse nas obras de Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Ele graduou-se em Manchester em 1961.

 

Foster fez mestrado na Yale School of Architecture, onde conheceu o futuro parceiro de negócios Richard Rogers. Depois de voltar para o Reino Unido em 1963, ele montou um escritório de arquitetura chamado "Team 4" com Rogers e os irmãos Georgie e Wendy Cheesman, que seria sua primeira esposa.  O Team 4 rapidamente ganhou uma reputação de alta tecnologia e design industrial.

 

Depois o "Team 4" seguiram caminhos separados, Foster e Wendy, ja casados, fundam a Foster Associates, que mais tarde se tornaram Foster and Partners em 1967. Um longo período de colaboração projetual com o arquiteto americano Richard Buckminster Fuller começou em 1968 e continuou até a morte de Fuller em 1983. Eles colaboraram em vários projetos que se tornaram catalisadores no desenvolvimento de uma abordagem ambientalmente sensível para a arte de projetar.

 

Foster ganhou notavel reputação na a concepção de edifícios de escritórios. Na década de 1980 ele desenhou o Edifício HSBC em Hong Kong para o banco HSBC. O edifício é marcado por seu alto nível de transparência de luz.

 

Recebeu desde então muitos títulos e prêmios, sendo em 1997 condecorado com a Ordem do Mérito da Grã-Bretanha, recebendo o título de "Sir". Em 1999 ele reecebeu a homenagem mais importante de sua carreira, o prêmio Pritzker de Arquitetura.

 

Abaixo, pequeno vídeo sobre Norman Foster, apresentado pelo  arquiteto Wagner Paiva, no Programa Tudo AV.

NORMAN ROBERT FOSTER

OBRAS SELECIONADAS:

 

A vasta lista de obras de Foster, com diversas fotos e informações, pode ser conferida em detalhes em seu site, na sessão de projetos, no link www.fosterandpartners.com/projects/

 

abaixo, destacamos:

 

> (1) Prefeitura de Londres (1998-2002)

> (2) Swiss Re Headquarters  (1997-2004)

> (3) Ponte do Milênio, Londres (1999-2000)

> (4) Sede da willys, Faber and Dumas Co. (Ipswich, Grã-Bretanha  1971 - 1975)

> (5) Ponte Millau, França (2004)

> (6) Centro de Entretenimento Khan Shatyr, Cazaquistão (2006-2010)

Prefeitura de Londres
Prefeitura de Londres

> (1) Prefeitura de Londres (1998-2002)

Sede da  Swiss Re
Sede da Swiss Re

> (2) Swiss Re Headquarters (1997-2004)

Ponte do Milênio
Ponte do Milênio

> (3) Ponte do Milênio, Londres (1999-2000)

Sede da Willys, Faber and Dumas Co
Sede da Willys, Faber and Dumas Co

> (4) Sede da willys, Faber and Dumas Co. (Ipswich, Grã-Bretanha 1971 - 1975)

Ponte Millau
Ponte Millau

> (5) Ponte Millau, França (2004)

Centro Khan Shatyr
Centro Khan Shatyr

> (6) Centro de Entretenimento Khan Shatyr, Cazaquistão (2006-2010)

Referencias:

 

- Design Boom. Biographie - Norman Foster. disponivel em http://www.designboom.com/portrait/foster/bio.html. Acesso em 19 de julho de 2015.

 

- GUIMARAES, Dinah. et al. Norman Foster. Disponivel em https://apostilavisual.files.wordpress.com/2013/10/tha-norman-foster-4-arq-ecologica.pdf. Acesso em 19 de julho de 2015

 

- Paiva, Wagner. Programa Tudo AV por Andrea Velame / Bloco 03: Biografia do Arquiteto Norman Foster por Wagner Paiva.. Programa Tudo AV. 05.08.12. Disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=Qq-DmjXS3Co. Assistido em 19 de julho de 2015.

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO. www.fosterandpartners.com. Acesso em 19 de julho de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Norman Foster

Documento nº: F07
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 19/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital