ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Alexander Tzonis
♦ 08 de novembro de 1937, Atenas, Grécia
† 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Alexander Tzonis nasceu em Atenas, em 08 de novembro de 1937. Nesta cidade ele passou a infancia e a adolescência, sendo também a cidade onde cursou o Colégio Secundarista de Atenas.

 

Filho de pessoas simples, seu pai era professor de biologia na Universidade de Tessalônica e era um mebro ativo da vida política grega, tendo participado da Resistência Grega à invasão nazi-fascista na península grega durante a Segunda Guerra Mundial. sua mãe foi a primeira engenheira químico a a se formar na Grécia.

 

Tzonis estudou arquitetura na Universidade Técnica Nacional de Atenas e foi muito influenciado pelo trabalho do arquiteto Dimitris Pikionis. Durante o período de seus estudos universitários, trabalhou profissionalmente como cenógrafo, em peças para teatro também no cinema.

 

Em 1961 ele se mudou para os Estados Unidos onde prosseguiu os seus estudos na Universidade de Yale. Em 1965, ele realizou uma pesquisa pioneira na área de Metodologia do Planejamento e Projeto, em colaboração com o arquiteto russo-britânico Serge Chermayeff, que resultou no seu primeiro livro intitulado "The Shape of Community" (A forma da comunidade, em livre tradução, lançado em 1972).

 

Em 1968 ele foi convidado para lecionar na Escola de Design da Universidade de Harvard, instituição onde foi nomeado professor assistente. Lá, ele ensinou e fez pesquisas avançadas em métodos de projetos.

 

Enquanto pesquisava problemas científicos relacionados com a concepção da metodologia da criação em arquitetura, ele observou a incapacidade de arquitetura funcionalista tradicional de lidar com as desigualdades e problemas urbanos ainda existentes. Foi assim que ele  desenvolveu em Harvard o estudo histórico-crítico do design moderno.

 

Na década e 1970 ele trabalhou como editor acadêmico de livros sobre arquitetura e foi nesse período que ele tentou um de seus projetos editorais mais ambiciosos que era editar um multi-volume da Enciclopédia Harvard de Arquitetura, um dos maiores projectos de edição de arquitetura até então. Em 1973 ele casou-se com a crítica de arte e historiadora da arquitetura, Liane Lafaivre. Esse período foi muito produtivo, pois eles lançaram vários livros a partir de suas teorias, em resposta à ascensão do pós-modernismo que Tzonis acreditava que não só tinham abandonado os objetivos ambientais e sociais do movimento moderno clássico, mas também carecia de profundidade e autenticidade.

 

Com o fechamento do departamento de suas pesquisas em Harvard no começo da década 1980, Tzonis muda o foco. Em 1981, mudou-se para Holanda, onde trabalha como professor de projetos na Universidade de Tecnologia de Delft. Nesta isntituição, em 1985, fundou e começou a dirigir Projeto de Sistemas de Conhecimento, um instituto de pesquisa multi-disciplinar em Cognição Arquitectónica.

 

Tzonis e Lefaivre cunharam o termo "Regionalismo Crítico" , uma atitude que representava a reação à globalização em arquitetura. Uma forma de produzir escolhas projetuais diversas  num mundo cada vez mais homogêneo. Tzonis acreditava que uma arquitetura fundada em valores partilhados e tecnologia de ponta, que soubesse celebrar as invenções culturais locais, ampliar os laços humanos, respeitar recursos do ecossistema e permitir a diversidade entre as pessoas iria diminuir as desigualdades regionais no mundo.

 

Em 2005, se aposentoutornando-se professor emérito em diversas universidades do mundo.

Alexander Tzonis

O mais recente livro de Tzonis e Lafaivre - "A Arquitetura Regionalista na Era da Globalização"

2012

 - Referencias:

 

- BRITTON, Karla. A Regionalist Panorama for Architecture and Beyond. Metro Politics. disponivel em http://www.metropolitiques.eu/A-Regionalist-Panorama-for.html.  Acesso em 05 de janeiro de 2016.

 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Alexander Tzonis

Documento nº: T15

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 05/01/2016

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital