ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Isidoro de Mileto
♦  - , Mileto
† 550, Constantinopla

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Isidoro de Mileto, juntamente com Antemio de Trales (Trales e Mileto são cidades vizinhas localizadas na Ásia Menor) construíram a grande Basílica de Santa Sofia em Constantinopla. A igreja começou por Constantino foi destruída durante a revolta de Nika em 15 de janeiro 532. Justiniano ordenou imediatamente uma nova igreja a ser construída no mesmo local, e que, segundo o historiador e também arquiteto Procópio de Cesaréira, eram os únicos sábios capazes de concretizar aquela obra.

 

No espaço surpreendente de cinco anos Antemio e Isidoro ergueram um dos edifícios maiores . A cúpula repousa sobre quatro grandes arcos surgindo a partir de quatro pilares enormes; que eram naquele tempo um novo dispositivo arquitetônico. Como na Igreja de São Sérgio e São Baco, na mesma cidade, conhecida como "Pequena Santa Sofia", as tensões do domo central são compartilhadas por meia-cúpulas. Essa solução mostrou-se muito forte, pois desde o século VI a basílica já passou por mais de 30 terremotos e diversos restauros, e continua de pé.

 

Isidoro era um matemático de grande reputação. As notas do matemático e contemporâneo Eutócio de Ascalão, em seus Livros I e II de Arquimedes sobre a esfera e o cilindro, indicam os estudos de Isidoro sobre o tema. É provavel que a partir destes conhecimentos sobre as propriedades da esfera e do cilindro tenham dado subsídios para que Isidoro e Antêmio construíssem as cúpulas e arcos da basílica.

 

As notas de Eutócio, Procópio de Cesaréia e outros matemáticos antigos são as evidências de que Isidoro tinha uma escola em Constantinopla, e parece ter sido nessa escola que se conservou e se traduziu as obras de Arquimedes.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1)> Igreja "Pequena Santa Sofía" - 527, Constantinopla (hoje Istambul) - dedicada inicialmente à São Sérgio e São Baco (1) ;

 

>  (2) Basílica de Santa Sofia - 532 - 537, Constantinopla (hoje Istambul) - é a maior expoente da arte bizantina e foi durante quase 500 anos a maior basílica do mundo. Com a construção deste templo, o Imperador Justiniano pretendia transformar o local no centro mundial do cristianismo.  Seu interior é ricamente com mosaicos e ícones, conta com pilares de mármore de grande valor artístico.

considerada a maior conquista arquitetônica da antiguidade tardia (pós queda do Império Romano) sua influência se espalhou pelo mundo ortodoxo, católico e islâmico. As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro, tendo a maior mais de 70 toneladas.

O vasto interior tem uma estrutura complexa. A nave é coberta por um domo central que, no seu ponto mais alto, está a mais de  55 metros do chão e repousa sobre uma arcada com 40 janelas arqueadas.

As superfícies interiores são cobertas com mármores policromáticos. O exterior, revestido de estuque, foi pintado de amarelo e vermelho nas restaurações do século XIX.

Igreja de Santa Sofia
Igreja de Santa Sofia
Pequena Santa Sofia
Pequena Santa Sofia

Referencias:

 

- "Isidorus of Miletus." The Columbia Encyclopedia, 6th ed.. 2014. Encyclopedia.com. 20 Jul. 2015<http://www.encyclopedia.com>. Acesso em 20 de julho de 2015.

 

-"Isidorus of Miletus." Complete Dictionary of Scientific Biography. 2008. Retrieved July 20, 2015 from Encyclopedia.com: http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-2830902141.html. Acesso em 20 de julho de 2015.

 

- OXFORD REFERENCE. Isidorus of Miletus. Disponivel em http://www.oxfordreference.com/view/10.1093/oi/authority.20110803100012254

. Acesso em 20 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Isidoro de Mileto

Documento nº: I 03
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 20/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital