ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
JEAN BALLADUR
♦ 11 de maio de  1924, Izmir (França)
† 15 de junho de 2002, Paris (França)
 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Jean Balladur frequentou as escolas secundárias francesas e desde cedo apresentava uma acentuada genialidade e inclinação às artes.

 

Após a formatura, ele segue pela literatura e filosofia, mas interrompe os estudos em 1943 para integrar o grupo de Resistência à ocupação nazista na França.

 

Logo após o fim da II Guerra, entra, em outubro de 1945, na na École des Beaux-Arts em Paris.

 

Junto à isso, ele fez um curso curto na oficina de Le Corbusier.

 

Já em contato direto com o modernismo, ele é atraído pela estética dos arquitetos da Bauhaus, principalmente através dos trabalhos de Mies van der Rohe. Em 1956-1958, ele dirigiu os trabalhos da Rue de la Victoire em Paris, em frente à Grande Sinagoga, o primeiro prédio de aço e vidro esmaltado. 

 

Isso lhe confere um grande prestígio e por isso foi nomeado em 1963 pelo General de Gaulle para fazer o projeto da "La Grande Motte e Port Camargue" na costa francesa do Mediterrâneo, em Languedoc -Roussillon.

 

Balladur então trabalha para implementar a flexibilidade do concreto moldado e materiais pré-fabricados que ele descobriu as possibilidades, visitando Brasília Oscar Niemeyer e Lúcuio Costa em 1962. Ele se aplica a criar formas livres, em reação contra a pobreza de flexibilidade da arquitetura dos edifícios da época. 

 

Sua principal obra é a "cidade" turística de La Grande Motte, uma estância balnear e marina, construída nos anos de 1960 e 1970. Planejada e construída em uma década, em um local caracterizado por grande homogeneidade arquitetônica, que os elementos mais visíveis são os edifícios em forma de pirâmide projetada por Balladur, com destaque para o prédio principal batizado de "La grande Pyramide", um luxuoso hotel privilegiadamente localizado à 200 metros da costa do mediterrâneo. Ele também foi responsável pela coordenação dos trabalhos de construção de Port Camargue.

 

Em 1999, Balladur foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts do Institut de France.

 

Além dessas grandes obras, sua empresa alcançou na França e no exterior, grande prestígio tanto na área de edifícios acadêmicos, administrativos, hospitais , hoteis e habitações.

 

 

JEAN BALLADUR

PRINCIPAIS OBRAS:

 

Uma lista de croquis e desenhos de Jean Balladur pode ser conferido no site "Archwebture" (em francês), através do link: http://archiwebture.citechaillot.fr/fonds/FRAPN02_BALJE

 

Abaixo, entre dezenas de projetos, destacamos suas mais conhecidas obras:

 

- (1) Balneário "La Grande Motte" (1960-1970)

 

> (2) La Pyramide, no balneário "La Grande Motte"

La Grande Motte
La Grande Motte

- (1) Balneário "La Grande Motte" (1960-1970)

press to zoom
La Pyramide
La Pyramide

> (2) La Pyramide, no balneário "La Grande Motte"

press to zoom

2

1

REFERENCIAS:

 

- ACADEMIE DE BEAUX ARTS - Jean Balladur - Biographie. Disponivel em http://www.academie-des-beaux-arts.fr/membres/actuel/architecture/balladur/fiche.htm. Acesso em 04 de julho de 2015

 

- SITE OFICIAL - Chateaus de Presles - Governo Belga. Disponivel em http://www.chateaudepresles.be/. Acesso em 04 de julho de 2015

 

ARCHWEBTURE - Jean Balladur - Fiche descriptive - disponivel em http://archiwebture.citechaillot.fr/fonds/FRAPN02_BALJE. Acesso em 04 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Jean Balladur

Documento nº: B03
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 04/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital