ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Josef Maria Olbrich
♦ 22 de dezembro de 1867  Oppava (Império Austro-Hungaro, hoje Republica Tcheca)
† 08de agosto de 1908 (Áustria)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Joseph Maria Olbrich foi um arquiteto, designer e artista gráfico.

 

Ele estudou arquitetura nos anos de 1882 a 1886, tendo como mestre o grande arquiteto e urbanista  Camillo Sitte, em Viena. Depois de terminar seus estudos, ele retornou brevemente à sua terra natal, Troppau (agora Oppava, República Tcheca), onde trabalhou como desenhista arquitetônico.

 

A partir de 1890, ele foi novamente para Viena, onde estudou até 1893. Joseph Maria Olbrich ganhou vários prêmios para projetos apresentados, enquanto ele ainda era um estudante, incluindo o Prêmio da Roma Art Academy, o que lhe permitiu viajar para a Itália e a Tunísia em 1893. Em seu retorno a Viena, Olbrich foi empregado no escritório de arquitetura de Otto Wagner , que admirava muito o seu trabalho e é provavel que muitos projetos de Wagner foram desenhados por Olbrich.

 

Junto com Koloman Moser, Josef Hoffmann, Otto Wagner e Gustav Klimt, Joseph Maria Olbrich foi membro fundador da "Secessão de Viena" (1897), um grupo de artistas dissidentes em relação a cena de arte acadêmica. Somaram-se como outros grupos dissidentes de artistas, como em Berlim (1892) e Munique (1893).

 

Querendo um edifício de sua própria autoria que servisse para mostrar o seu trabalho, os secessionistas vienenses confiaram à Joseph Maria Olbrich para planejar e projetá-lo. Essa foi sua primeira comissão em grande escala.

 

Em 1899 Joseph Maria Olbrich foi convidado a cidade de Darmstadt pelo Grão-Duque do Império, senhor Ernst Ludwig de Hesse-Darmstadt. O Grão-Duque estava contribuindo nos planos de uma colônia de artistas em Mathildenhöhe, com objetivo de criar um local dedicado a arte e desenvolver economicamente a região por meio da arte e entretenimento.

 

Como único arquiteto dessa empreitada, Joseph Maria Olbrich projeta quase todos os prédios, com exceção da casa de Peter Behrens, que também estava envolvido na construção dessa colônia, mas trabalhando não como arquiteto e sim como consultor de pinturas e cores e artista gráfico. 

 

Também projetado por Joseph Maria Olbrich,  o "Hochzeitsturm" [Torre do casamento] uma de suas obras mais famosas nessa colônia.

 

De estilo hora eclético, em parte, progressista, em parte "style historiador", Olbrich expressa na arquitetura a obra de arte em sua totalidade.  A grande contribuição dele e dos outros seccionistas foi abrir as portas para o advento do Art Nouveau, estilo que iria dominar o cenária da arquitetura nas duas primeiras décadas dos anos 1900. Olbrich também é lembrado por ter projetado um grande número de mobiliário, desenhos de interiores, objetos de artesanato, bordados, vidro, cutelarias. Joseph Maria Olbrich morreu de leucemia em apenas quarenta e um anos de idade.

 

Infelizmente muitas obras de Olbrich foram totalmente destruídas pela Primeira Guerra Mundial. As que não foram totalmente arrasadas, foram reformadas e modificadas, descaracterizando o traçado original do arquiteto.

 

Site Oficial da Colonia de Artistas de Darmstadt (com fotos, mapa e informações sobre o local) : artnouveau.pagesperso-orange.fr/en/villes/darmstadt

 

Josef Maria Olbrich

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Pavilhão da Secessão Vienense, Viena (1897)

> (2) Casa do Grão-Duque do Império Austro-Hungaro, Colônia de Artistas (1899)

> (3) Casa Joseph Maria Olbrich, Colônia de Artistas (1901)

> (4) Torre do Casamento, Colônia de Artistas (1908)

 

> (1) Pavilhão da Secessão
> (1) Pavilhão da Secessão

> (1) Pavilhão da Secessão Vienense, Viena (1897)

press to zoom
> (2) Casa do Grão-Duque
> (2) Casa do Grão-Duque

> (2) Casa do Grão-Duque do Império Austro-Hungaro, Colônia de Artistas (1899)

press to zoom
> (3) Casa Joseph Maria Olbric
> (3) Casa Joseph Maria Olbric

> (3) Casa Joseph Maria Olbrich, Colônia de Artistas (1901)

press to zoom
> (4) Torre do Casamento
> (4) Torre do Casamento

> (4) Torre do Casamento, Colônia de Artistas (1908)

press to zoom

- Referencias:

 

- Enciclopedia de Art and Design. European Architecture Series. Joseph Maria Olbrich. Disponivel em http://www.visual-arts-cork.com/architecture/olbrich.htm. Acesso em 22 de julho de 2015.

 

- LEOPOLD MUSEUM. Art Nouveau and the Secession - Joseph Maria Olbrich. Disponivel em http://www.leopoldmuseum.org/en/exhibitions/24/art-nouveau-and-secession.. Acesso em 22 de julho de 2015.

 

-- NAPEAD - UFRGS. Joseph Maria Olbrich. Disponivel em http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/descobrindo-historia-arquitetura/olbrich.php. Acesso em 22 de julho de 2015.

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: www.joseph-maria-olbrich.com. Acesso em 22 de julho de 2015

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Josef Maria Olbrich

Documento nº: O 02
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 22/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital