top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Shadrach William Woods
✩  30 de junho de 1923, Yonkers, Nova Iorque, EUA
 31 de julho de 1973, Nova Iorque, Nova Iorque, EUA

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Shadrach William Woods nasceu em Yonkers, Nova York, em 30 de junho de 1923.

 

Formou-se em engenharia na Universidade de Nova York. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, Woods entrou no Trinity College, em Dublin, para estudar literatura e filosofia. Em 1948, começa a trabalhar na área da arquitetura e candidata-se a um emprego no escritório de Le Corbusier, em Paris. Aprovado, passa a atuar ao lado do mestre modernista.

 

No escritório de Le Corbusier, Woods conhece Georges Candilis, arquiteto grego. Formam então uma dupla que iria durar até o fim de sua vida. Juntos eles finalizaram o conceito de design o célebre projeto "Unidade de Habitação" de Le Corbusier. Posteriormente se tornaram arquitetos de projeto para a construção da bem conhecida Unité em Marselha (1945-52).

 

Em 1951 Woods tornou-se líder de projetos arquitetônicos do escritório fundado por Le Corbusier para projetos na África, o ATBAT, localizado na cidade de Tânger, no Marrocos, juntamente com Candilis e o engenheiro Henri Piot. Este escritório, fundado em 1947 por Le Corbusier, foi concebido como um centro de pesquisa, onde arquitetos, engenheiros e técnicos poderiam trabalhar de forma interdisciplinar.

 

Devido a problemas políticos que o Marrocos enfrentava nos anos 1950, o escritório foi fechado em 1952 e Candilis e Woods voltaram para a França. Dois anos depois, em 1954, deixam o escritório de Le Corbusier e abriram seu próprio escritório junto com Alexis Josic.

 

No mesmo ano ganharam a competição nacional "Opération Million" para projetar habitação de baixo custo. Isso resultou em atribuições para várias dezenas de milhares de habitações na França e nos territórios ultramarinos franceses. Dentro do escritório de Candilis-Josic-Woods, Woods teve o papel de teórico.

 

Ele elaborava conceitualmente os métodos de trabalho e os projetos publicando em forma de artigos. Ele também foi o arquiteto responsável por projetos notórios, como o projeto para a Universidade Livre de Berlim (juntamente com Manfred Schiedhelm, 1963-73).

Participou ativamente do círculo de arquitetos teóricos conhecido como Equipe 10 (Team Ten, no original em inglês). A Equipe 10 foi formada por um grupo de arquitetos teóricos que se uniram após o 9º Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), ocorrido 1953.  Estes arquitetos tinham como objetivo aprofundar as reflexões e soluções em torno do urbanismo como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das populações.

 

Woods foi um dos que mais contribuíram nos debates para firmar a arquitetura não apenas em sua matriz de ciência exata, mas principalmente enquanto uma ciência cuja matriz tem base histórica, social e cultural.

 

Isso possibilitou colocá-lo entre os grandes teóricos da arquitetura da segunda metade do século XX, iniciando debates como sustentabilidade, energia limpa, etc. Os projetos do escritório Candilis-Josic-Woods a partir de seus artigos, passaram a se orientardentro de reflexões mais amplas sobre recursos naturais, poluição , participação da comunidade local, etc.

 

Sua produção teórica o faz conseguir uma cadeira como professor de Arquitetura na Harvard Graduate School of Design (1968-73) e professor visitante em várias outras escolas de arquitetura nos Estados Unidos Estados e no exterior. Após deixar a parceria com o escritório Candilis-Josic-Woods em 1969, Woods continuou seu trabalho como arquiteto e especialmente como planejador urbano em seu escritório particular em Nova York, juntamente com vários sócios até sua morte em 1973.

Deixou diversos livros escritos e muitas obras em diversos países, como Alemanha, Israel, Irã, Marrocos e Estados Unidos.

Shadrach William Woods

Arquiteto Sradrach Woods, nos anos 1960's

Planos gerais da Universidade Livre de Berlim (1963-73). Implantação, plano de massas, áreas de circulação, usos e croquis.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Conjunto Habitacional projetado pela ATBAT no Morrocos
> (2) Campus da Universidade Livre de Berlin (1963-73)

> (3) Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores

> (4) Habitação de baixo custo - Paris, 1958

- Referencias:

 

- Columbia University Libraries. Shadrach Woods (1928-1973). Disponível em http://library.columbia.edu/locations/avery/da/collections/woods.html. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

- FABRIZI, Maria Bruna. The Free University of Berlin (Candilis, Josic, Woods and Schiedhelm – 1963). Publicado em October 29, 2015. Disponivel em http://socks-studio.com/2015/10/29/the-free-university-of-berlin-candilis-josic-woods-and-schiedhelm-1963/. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- Site dedicado ao Team 10: http://team10online.org/

 

- TEERDS, Hans. Candilis-Josic-Woods: dialectic of modernity. Disponível em https://www.archined.nl/2005/12/candilis-josic-woods-dialectic-of-modernity. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Shadrach Woods

Documento nº: W09

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/woods-shadrach
Última atualização: 14/01/2018

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page