ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Henry Wright
✩  1878, Lawrence, Kansas, EUA.
 7 de outubro de 1936, EUA.

PERFIL BIOGRÁFICO:

Nascido em Lawrence, Kansas, em 1878, a família de Henry Wright era seguidora da doutrina Quaker (vertente de cristãos reformistas surgida entre os ingleses) e muitas das suas futuras propostas de comunidades ideais tem origem na cultura dos Quakers. 

Ao final da adolescência, ele vai para a Filadélfia estudar na Universidade da Pensilvânia, onde ser forma arquiteto em 1901, mudando-se para St. Louis.

 

De notavel talento como urbanista, já no ano de 1902, Wright ajudou o arquiteto George Kessler a projetar a Exposição da Louisiana em St. Louis, Missouri, quando ele tinha apenas 23 anos de idade.

Nos anos de 1910, 1911 e 1913, Wright projetou os bairros residenciais de Brentmoor Park, Brentmoor e Forest Ridge, respectivamente, na cidade de Clayton, no estado do Missouri. Nestes projetos, já aparecem suas famosas vias de tráfego limitado a pedestres. As casas desses lotes eram de alto padrão, sendo a maioria delas construídas seguindo os estilos historicistas, em moda na época.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se mudou para Washington, onde passa a trabalhar no Conselho de Navegação dos EUA. Neste esforço, ele ajudou no planejamento de Yorkship Village. No início da década de 1920, Wright tornou-se um dos principais membros da Associação Regional de Planejamento da América, fundada em 1923, juntamente com Clarence Stein , e foi essa associação que levou à obra mais conhecida de Wright, a comunidade de Radburn.

Wright e Stein projetaram o bairro Sunnyside Gardens, em Nova York, adotando o modelo de superquadras nos Estados Unidos. O complexo foi construído de 1924 a 1929. Esse modelo abriga uma área residencial com casas em fileiras de dois andares e meio, com jardins frontais e traseiros e uma quadra central ajardinada compartilhada por todos. Este modelo permite o adensamento residencial, oferecendo, contudo, áreas de lazer e espaços verdes . Hoje, o Sunnyside Gardens é patrimônio histórico dos EUA.

Em 1929, eles projetam a cidade de Radburn, em Nova Jersey, mas devido a crise de 1929, apenas uma parte do projeto foi concluída. A cidade era definida como "o local onde as pessoas poderão conviver com o automóvel", fazendo grande uso das superquadras residenciais e separando ao máximo as vias dos pedestres das vias dos automóveis.

Na década de 1930, Wright aprimorou suas habilidades como urbanista, envolvendo-se frequentemente com o tipo de moradia que ele vivenciara como parte do esforço do Conselho de Navegação dos EUA. Entre vários complexos habitacionais associados a Wright está o Chatham Village em Pittsburgh (1930), que ele projetou com Clarence Stein e o escritório de Ingham & Boyd em Pittsburgh.

 

Seu ultimo projeto foi a Vila Chatham, na Pensilvania, onde novamente adotaram conceitos da Radburn de Nova Jersey, com as superquadras residenciais, desta vez isoladas com um cinturão verde. Também a Vila Chatham é listada como patrimonio histórico dos EUA.

 

Wright foi professor associado de arquitetura na Universidade de Columbia na época de sua morte, em 1936.

Henry Wright

Mapa e plantas residenciais do projeto de Sunnyside Gardens

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) modelo padrão residencial Sunnyside Gardens , 1924-1929
> (2)  Via para pedestres de Sunnyside Gardens , 1924-1929

> (3)  Vista aérea da parte construída de Radburn

> (4)  Mapas de Radburn, 1929

> (5) Desenho perspectiva de Chatham Village. 1929-1936

> (6) Modelo padrão residencial, Chatham Village, 1929-1936

01 sunnyside_gardens
01 sunnyside_gardens
press to zoom
02 sunnyside_gardens
02 sunnyside_gardens
press to zoom
04radburn
04radburn
press to zoom
03 Radburn plan
03 Radburn plan
press to zoom
05 Chatham Village
05 Chatham Village
press to zoom
06 Chatham Village
06 Chatham Village
press to zoom

 - Referencias:

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- Sandra L. Tatman, and Emily T. Cooperman.  Wright, Henry (1878 - 1936) ARCHITECT; LANDSCAPE ARCHITECT, PLANNER. American Architects and Buildings. Disponivel em https://www.americanbuildings.org/pab/app/ar_display.cfm/126645. Acesso em 23 de junho de 2018.

- The Landscape Foundation. Henry Wright (1878-1936). Disponivel em https://tclf.org/pioneer/henry-wright. Acesso em 23 de junho de 2018.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Henry Wright

Documento nº: W12

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wright-henry
Última atualização: 23/06/2018

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital