Alexey Viktorovich Shchusev
♦ 08 de outubro de 1873, Kishinev, Moldávia
† 24 de maio de 1949, Moscou, Rússia
PERFIL BIOGRÁFICO:
Alexey Viktorovicj Shchusev foi um arquiteto russo que ficou famoso por combinar as tradições arquitetônicas da Rússia czarista com o estilo monumental apreciado por Joseph Stalin, que passaria a ser conhecida como "arquitetura czarista".
Shchusev nasceu em 1873 na cidade de Kishinev, (agora a capital da Moldávia). O pai de Aleksey, Viktor Petrovich, foi funcionário na prefeitura local e ficou famoso por seus serviços prestadops à comunidade local. Ele foi especialmente importante no processo de construção de escolas e hospitais na região. Sua família era formada por apreciadores de arte. Portanto, a educação de todas as quatro crianças na família sempre foi uma prioridade para os Shchusevs e Alexey foi o que mais se destacou.
Em 1891, com a idade de 18, Aleksey mudou para São Petersburgo para estudar na Academia Imperial de Artes sob a orientação dos proeminentes mestres russos da época. Passou muitas dificuldades morando em São Petersburgo, e usou muita criatividade para sobreviver, fazendo desenhos e até projetando lápides de túmulos.
Seu trabalho final de curso foi o projeto de um palácio para a nobreza czarista, inspirado nos estilos renascentistas. Este trabalho lhe rendeu uma medalha de ouro na graduação e o direito de estudar no exterior. Aleksey decidiu ir para uma parte remota do Império Russo: a Ásia Central. Lá, ele passou algum tempo estudando o Mausoléu de Tamerlão - o governante da Ásia Central durante o século 14. Shchusev, logo depois, em 1898, Shchusev partiu em sua primeira turnê européia.
Após seu retorno Aleksey organizou uma exposição dos desenhos que tinha feito durante a sua viagem. Alguns de seus ex-colegas estudantes brincou dizendo que "ele era o melhor artista entre os arquitetos e os melhores arquiteto entre os artistas", jargão que levaria por muitos anos de sua vida profissional. Ainda com dificuldades financeiras, ele pasou a aceitar encomendas para cosntruir casas de luxo para altos comerciantes de sua cidade natal, mas em seguida ele alugou um pequeno apartamento em São Petersburgo e começou a ajudar os professores no seu trabalho prático.
Em 1902 Count Olsufyev, sobre a recomendação de um dos professores de Alexey, fez uma encomenda para ele decorar a fachada de seu prédio no centro de São Petersburgo. O trabalho foi feito em um tempo relativamente curto e a partir de então as "fachadas Shchusev" se tornaram um dos marcos da cidade por causa de sua simplicidade traduzido em linhas elaboradas.
Em junho de 1904 ele foi escalado para a restauração da Igreja de São Basilio, na cidade de Ovruch na Ucrânia moderna. O edifício estava em um estado desastroso. Shchusev decidiu misturar todas as suas idéias iniciais de torres gêmeas em um único projeto e o projeto lhe trouxe grande aclamação pública.
Após seu retorno a São Petersburgo Shchusev se tornou um dos arquitetos mais requisitados da cidade. Ele combinou com sucesso o seu trabalho para a nobreza com grandes projetos públicos. Em alguns destes projetos ele continuou a usar idéias derivadas da arquitetura moscovita do século 15.
Em 1908 o imperador russo Nicolau II encomendou a Shchusev o projeto de uma catedral para o Convento Marfo-Mariinsky, em Moscou. Durante quatro anos de trabalho Aleksey conseguiu implementar muitos elementos do estilo medieval. A catedral foi concluída com êxito em 1912.
Um ano mais tarde Shchusev ganhou o concurso para a concepção de uma nova estação de trens em Moscovo - o terminal Kazanky foi planejado para se tornar o ponto da viagem ao longo da ferrovia Trans-Siberiana - através da cidade de Kazan, dos Montes Urais e da Sibéria para o porto do Extremo Oriente de Vladivostok. Os críticos admiraram o projeto, que se tornou uma fusão de muitos elementos positivos que pertencem a diferentes épocas e estilos. Shchusev conseguiu misturar tendências revivalista da Rússia Imperial, elementos das torres do Kremlin e características arquitetônicas tártaras. Todo o projeto foi feito no estilo Art Nouveau, que foi extremamente popular na Rússia no início do século 20. No entanto, o projeto só foi concluída em 1940 - terminado muito tempo depois da Revolução Bolchevique de 1917 na Rússia.
Após a vitória da revolução de 1917, o novo governo bolchevique requisitou a Shchusev a participação na concepção do plano de reconstrução de Moscou. Naquela época Aleksey feita realizou sua mudança do Neo-classicismo para o construtivismo russo, que estava em alta devido ao trabalho do mestre Ivan Fomin. Dese período construtivista de Shchusev, sua obra mais notável é o "Prédio Narkomsem", hoje ocupado pelo Ministério da Agricultura da Rússia.
Em 1924 após a morte de Vladimir Lenin, Shchusev foi convidado a desenvolver o conceito do mausoléu para o "líder do proletariado internacional". Com a ajuda de muitos proeminentes arquitetos russos, Aleksey decidiu empregar um design simples e expressivo na forma de quadrados e cubos sobrepostos. No início, o mausoléu foi feito de madeira, mas nos anos 1930 foi reestruturado com o uso de granito vermelho escuro e preto labradorite. No topo do mausoléu Shchusev projetou uma tribuna que durante festividades nacionais tornou-se a plataforma de onde os líderes soviéticos podem ver os desfiles militares.
Para além destes "novos conceitos de arquitetura" Shchusev continuou a demonstrar sua paixão por antiguidades e arte russa. Em 1925 ele foi convidado a participar na restauração do Mosteiro de Nova Jerusalém, em Istra, perto de Moscou.
Após a conclusão do Mausoléu de Lenin, em 1926, ele foi nomeado Diretor da Galeria Tretyakov, a coleção nacional mais valorizada e famosa da arte de Moscou. Ele também liderou um grupo que projetou grandes pontes e complexos de apartamentos nos arredores de Moscou. Em 1932 Aleksey foi convidado para supervisionar a construção do Hotel Moskva, ao lado da Praça Vermelha.
Shchusev supervisionou a construção de todos os projetos importantes do país - entre os quais, a construção da sede da NKVD na Praça Lubyanka, a partir de um antigo palacio barroco, o edifício é hoje amplamente conhecido como o "Prédio da KGB", em 1937 e o projeto da estação de metro Komsomolskaya.
Aleksey também projetou inúmeros edifícios governamentais e teatros nas capitais de outras repúblicas soviéticas, como Uzbequistão, Cazaquistão, Geórgia, etc. Aleksey foi premiado com a medalha da "Ordem de Lenin" em 1941, 1946, 1948 e postumamente em 1952.
Shchusev morreu em 1949 na idade de 75 anos . Ele foi enterrado no Cemitério Novodevychye - um lugar de descanso para muitas figuras proeminentes da Rússia e da URSS. Após o colapso da URSS houve muitas tentativas para questionar o papel de Shchusev na arquitetura soviética, mas até hoje, sua importância no desenvolvimento da arquitetura no país é amplamente reconhecido e valorizado.
Alexey Shchusev
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Estação Ferroviária de Kazan, 1913-1940
> (2) Hotel Moskova, Moscou, 1935 (demolido em 2004)
> (3) Mausoléu de Lênin, 1928
> (4) Catedral da Intersessão, Moscou, 1908-1913
> (5) Teatro Alisher Navoi, Uzbequistão, 1939-1947
> (6) Estação de Metrô Komsomolskaya-Koltsevaya, Moscou, 1944-1952
> (7) Prédio Narkomsem, Moscou, 1929-1933
> (8) Prédio da KGB, Moscou, 1940-1947
> (1) Estação Ferroviária de Kazan, 1913-1940
> (2) Hotel Moskova, Moscou, 1935 (demolido em 2004)
> (3) Mausoléu de Lênin, 1928
> (4) Catedral da Intersessão, Moscou, 1908-1913
> (5) Teatro Alisher Navoi, Uzbequistão, 1939-1947
> (6) Estação de Metrô Komsomolskaya-Koltsevaya, Moscou, 1944-1952
> (7) Prédio Narkomsem, Moscou, 1929-1933
> (8) Prédio da KGB, Moscou, 1940-1947
- Referencias:
- ARCHITECTUUL. Alexey Shchusev. Disponivel em http://architectuul.com/architect/alexey-shchusev. Acesso em 17 de agosto de 2015.
- DMITRIEV, Oleg RT. Prominent Russians: Aleksey Shchusev. Disponível em http://russiapedia.rt.com/prominent-russians/art/aleksey-shchusev/. Aesso em 17 de agosto de 2015.
- STRUCTURAE NET. International Database for Civil and Structural Engineering. Alexey Shchusev. Disponível em http://structurae.net/persons/alexey-shchusev. Acesso em 17 de agosto de 2015.
- Alexey Shchusev. (n.d.) The Great Soviet Encyclopedia, 3rd Edition. (1970-1979). Retrieved August 17 2015 from http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Alexey+Shchusev. Acesso em 17 de agosto de 2015.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Alexey Shchusev
Documento nº: S13
Disponível na Internet via:
Última atualização: 17/08/2015