ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Clarence Stein
♦ 19 de junho de 1882, Nova York
† 07 de fevereiro de 1975

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Clarence Stein nasceu em Rochester, Estado de New York em uma família judaica em ascensão econômica. Enquanto jovem, sua família mudou-se para New York City.

 

Em sua mocidade, recebeu influencias educacionais filosoficas que visavam a formação integral do ser humano, bem como sua interação com a natureza. Isso foi fundamental para ele desenvolver sua visão urbanista no futuro. Stein passou por diversos problemas de saúde na juventude e foi tratar-se na Flórida. Após receber alta, ele voltou para Nova York, onde trabalhou no negócio de sua família.

 

Depois de um ano ele fez uma longa viagem turistica pela europa, passando por diversos monumentos de importancia artística e histórica, percorrendo os principais pontos do "Grand Tour" utilizado na formação de arquitetos, sempre na companhia de seu pai.

 

Voltando aos Estados Unidos, ele participa de diversos movimentos sociais que visavam a minimização da pobreza em comunidades vulneráveis, luta pode moradia digna. Além disso, Stein engaja-se na luta por um urbanismo menos caótico para as cidades.

 

Stein começou seu curso de arquitetura na Universidade de Columbia. Por conta de sua viagem à Europa, ele também estudou na École des Beaux-Arts, em Paris. Ao retornar aos Estados Unidos, ele abriu escritorios de arquitetura, projetando sobretudo em estilos conservadores, como o neoclássico e o neogótico. Seus sócios nesta época seguiam essa tendência, ainda muito comum no começo do século XX.

 

Em 1919 Stein abriu um escritório independente em Nova York, e em 1921 começou sua longa associação com o colega arquiteto Henry Wright. Em 1923, Stein também participou como co-fundador da Associação de Planejamento Regional da América, entidade constituida para tratar de questões de planejamento de grande escala, tais como habitação a preços acessíveis, o impacto da expansão e preservação. Essa entidade vinda de encontro com seus ideais de juventude, que era de proporcionar alternaticas saudaveis para as pessoas diante do caos industrial urbano.

 

 

A partir de 1923 até 1926 Stein serviu como presidente para a Comissão de Estado para Habitação e Ordenamento do Território de Nova York. Stein viajou extensivamente para fora dos EUA e fez amizade com estadista e urbanista, o sueco Yngve Larsson.

 

Ainda em 1923, Stein e Henry Wright fizeram o plano para Sunnyside Gardens, no bairro de Queens, um bairro da cidade de New York City. Com 310.000 m2, orientado para um tipo desacelerado de  desenvolvimento e projetado para pedestres, este conjunto habitacional foi construído entre 1924 a 1929. Foi financiado com verba advindas de um admirador das idéias da cidade jardim de Sir Ebenezer Howard. Este bairro foi tão inovador e especial que se encontra listado no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos.

 

Stein tinha um trabalho muito importante com Sunnyside. Ele foi responsável não só pelo desenvolvimento de um bairro mais acessível, mas também torná-lo um lugar saudável e agradável para se viver. Ele projetou o espaço verde mais natural possivel, com muita luz, resultando em um ambiente de vida serena. Entre todos os edifícios de apartamento havia um espaço aberto público central, tais como campo de jogos ou mini parque.

 

O parque foi, então, cercado por jardins privados individuais que foram ao nível do chão dos apartamentos. Jardins também foram colocados na parte da frente dos edifícios de apartamentos entre a estrada e o edifício. Isso ajudou a acabar com as longas filas de casas e também criou um clima atraente. Stein tinha muito espaço para incorporar jardins e áreas abertas. Devido a isso, ele teve que colocar as garagens separadas dos prédios de apartamentos. O resultado obtido em Sunnyside foi muito bem sucedida.

 

Em 1928, Stein casou-se com a atriz de cinema Aline MacMahon. Eles não tiveram filhos.

 

Em 1929, Stein e Wright colaboraram com Kenneth Weinberger no plano para a comunidade Radburn em Fair Lawn, New Jersey, aproximadamente o dobro da área de Sunnyside. A visão para Radburn era de uma comunidade integrada e auto-sustentada, cercado por cinturões verdes e uma separação completa de automóveis e trafego de pedestres tráfego.

 

Projetou vias no entorno dos locais residenciais que foram chamadas de "superquadras". Stein sabia que a comunidade não poderia sobreviver sem um sistema de estrada, mas ele também não queria que as estradas dominassem o espaço livre. Dessa forma, as superquadras faziam com que o principal foco do projeto recaíssem sobre os pátios e jardins que cercam os prédios. Esta visão foi desenvolvida a partir das lições de Sunnyside, e com a crise de 1929, o projeto sofreu diversos cortes para continuar.

 

Na década de 1930 Stein e os outros membros da RPAA viram suas propostas de habitação social serem adotadas pelo governo durante o New Deal. Eles fizeram lobby para a criação de comunidades planejadas patrocinadas pelo governo e planejaram cerca de 22 cidades jardim em todo o país. Três destes projetos de cidades foram construídas pelo New Deal: Greenbelt, em Maryland, Greendale, em Wisconsin e Greenhills, em Ohio. Os outros foram abandonados completamente em 1936.

 

Stein escreveu Toward New Cidades para a América em 1951, e recebeu a Medalha de Ouro AIA em 1956. Ele morreu em 1975.

Clarence Stein

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Sunnyside Gardens, Nova York, 1924

> (2) Sunnyside Gardens, Nova York, 1924 (Croqui)

> (3) Greenbelt, MAryland, 1936

> (4) Radburn, 1928

> (5) Greendale, Wisconsin, 1938

> (6) Greendale, Wisconsin, 1938

> (7) Greendale, Wisconsin, 1938

> (8) Greendale, Wisconsin, 1938

Sunnyside Gardens.jpg
Sunnyside Gardens.jpg
Sunnyside Gardens croqui.jpg
Sunnyside Gardens croqui.jpg
Greenbelt01.jpg
Greenbelt01.jpg
Radburn.jpg
Radburn.jpg
greendale street.jpg
greendale street.jpg
greendale map.jpg
greendale map.jpg
greendale.jpg
greendale.jpg
greendale aero view.jpg
greendale aero view.jpg

 - Referencias:

 

- CORNEL UNIVERSITY. Guide to the Clarence Stein Papers, 1905-1983. Division of Rare and Manuscript Collections 
Cornell University Library. Collection Number: 3600. Disponível em http://rmc.library.cornell.edu/EAD/htmldocs/RMM03600.html. Acesso em 09 de dezembro de 2015.

 

- LANDSCAPE FOUNDATION. 1882 - 1975 Clarence Stein. Disponivel em https://tclf.org/pioneer/clarence-stein. Acesso em 09 de dezembro de 2015

 

- JAMES STEVENS CURL. "Stein, Clarence S." A Dictionary of Architecture and Landscape Architecture. 2000. Encyclopedia.com. 9 Dec. 2015 <http://www.encyclopedia.com>.

 

- POLIS. blog about cities worldwide. Sustainable Housing and the Legacy of Clarence Stein. Disponível em http://www.thepolisblog.org/2009/04/design-preservation-sustainability.html. Acesso em 09 de dezembro de 2015.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Clarence Stein

Documento nº: S27

Disponível na Internet via:
Última atualização: 09/12/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital