ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Emanuel Dimas de Melo Pimenta
♦  1957, Brasil
† -

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Emanuel Dimas de Melo Pimenta, nascido em 1957, é um importante compositor, arquiteto e artista intermedia, conhecido em todo o mundo, reconhecido e amplamente elogiado pelos maiores especialistas e críticos de arte e cultura.

 

Os seus trabalhos estão incluídos em algumas das mais expressivas coleções de arte e instituições reconhecidas internacionalmente como o Whitney Museum de Nova York, o Museu de Arte Contemporânea ARS AEVI, a Bienal de Veneza, o Cyber Art Museum de Seattle, o Kunsthaus de Zurique, a Coleção Durini de Arte Contemporânea, a Bibliotèque Nationale de Paris e o MART - Museu de Arte Contemporânea de Rovereto e Trento, na Itália, sendo este inaugurado com uma exposição individual de Emanuel Pimenta em 2003.

 

Ele desenvolve projetos de música, arquitetura e urbanismo utilizando tecnologias de Realidade Virtual e Ciberespaço. Os seus concertos musicais integrando arte visual têm sido realizados em diversos países há mais de vinte anos, desde o seu grande concerto na Bienal de São Paulo, para quatro grandes orquestras, em 1985, lado a lado com John Cage, Francesco Clemente, Sandro Chia e Robert Raushemberg entre outros. 

 

Os seus trabalhos estão incluídos na Enciclopédia Universalis (Britannica) desde 1991, no Sloninsky Baker's Music Dictionary (Berkeley), no Charles Hall's Chronology of the Western Classical Music, assim como no All Music Guide - The Expert's Guide to the Best Cds entre outros.

 

Legendários músicos como John Cage, David Tudor, Takehisa Kosugi, John Tilbury, Christian Wolff, Martha Mooke, John DS Adams, Maurizio Barbetti, Michael Pugliese, Umberto Petrin, Susie Georgetis, Sandor Kiss e o Manhattan Quartet entre outros têm executado as suas composições.

 

Entre 1987 e 2008, Pimenta colaborou ativamente com o grande filósofo da arte suíço René Berger, tanto na coordenação dos primeiros festivais de vídeo arte e de arte eletrônica do mundo, em Locarno, entre 1987 e 1998, com Rinaldo Bianda, e também Nan June Paik, Francis Ford Coppola, Edgar Morin, Daniel Charles, Basarab Nicolescu entre muitos outros - como em muitos outros projetos.

 

Com mais de quatrocentas composições musicais já gravadas, cinquenta CDs, quatro cd-roms, mais de cinquenta livros, é um dos multi-artistas mais prolificos da atualidade. Os seus trabalhos têm sido regularmente publicados na Inglaterra, Estados Unidos, Japão, França, Holanda, Portugal, Brasil, Alemanha, Suíça, Hungria, Itália e Espanha. Tem sido, ainda, curador para várias instituições, como a Bienal de São Paulo, no Brasil; a Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal; a Trienal de Milão, na Itália; e o Centro Cultural Belém em Portugal, entre outras.

 

No início dos anos 1980, Emanuel Pimenta cunhou o conceito "arquitetura virtual", mais tarde utilizado como disciplina específica em universidades em todo o mundo. Desde o fim dos anos 1970 ele tem desenvolvido notação musical dentro de ambientes virtuais. Emanuel Pimenta também é responsável por conceitos tais como design sensorial e nanodecisões entre outros.

 

Têm sido frequentemente convidado, como professor e conferencista, por diversas instituições; entre elas as Universidades de Nova York, Lisboa, Florença, Lausanne, Tsukuba, São Paulo, Georgetown, Palermo, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Monte Verita na Suíça e o Instituto de Tecnologia Technion em Haifa, Israel entre outros.

 

É fundador e diretor da Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias - Observatório, em Trancoso, Portugal. Em 2008, Emanuel Pimenta co-fundou a HOLOTOPIA Academy, centro de arte, ciência e filosofia na Costa Amalfitana, em Itália, onde é director.

 

Emanuel Pimenta vive em Locarno, na Suíça - mas está sempre presente em Nova York e Lisboa e as vezes no Brasil.

 

As obras do arquiteto, bem como informações completas sobre sua biografia podem ser acessados no site oficial do artista: www.emanuelpimenta.net

Emanuel D. M. Pimenta

 - Referencias:

 

- DUARTE, Fábio. Entrevista com Emanuel Dimas de Melo Pimenta. site Vitruvius, disponivel em www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/07.025/3307. Acesso em 27 de julho de 2015

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: www.emanuelpimenta.net. Acesso em 27 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Emanuel Dimas de Melo Pimenta

Documento nº: P13

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 27/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital