ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Trdat da Armênia (Tirídates)
♦ 950, Armênia
† 1020, Armênia

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Trdat, que no ocidente ficou conhecido como Tirídates, o Arquiteto, foi um dos mais notaveis construtores da Armênia medieval, sendo mencionado em documentos de época. Sua obra é considerada a precursora do gótico europeu e os especialista ainda se debruçam sobre como ocorreu a transição entre o estilo bizantino oriental e o gótico, tendo em Trdat o elo de ligação entre esses dois estilos.

 

Ele cresceu e construiu durante a Dinastia dos reis Bagrátidas, que dominaram a Armênia nos séculos IX e X.

 

Em 961, o rei Asócio III assume o poder. O reinado de Asócio marcou o apogeu da Armênia medieval, com maior interesse em aplicar seus recursos em grandes projetos de construções. Asócio relocou a capital permanentemente para Ani (antes esta ficava em Kars). Suas ações filantrópicas e seu interesse em construir igrejas e monasteíros, que o fizeram ser chamado de "O piedoso". Sua esposa, a rainha Khosrovanuysh fundou os monastérios de Sanahim em 966 e Haghbat em 976, decorados com retratos de seus dois filhos, estes lugares tornaram importantes centro de cultura e ensino da Armênia medieval.

 

Asócio III e seu arquiteto Tirídates transformaram Ani numa das grandes metrópoles do Médio Oriente, que passou a ser conhecida como "a cidade com quarenta portas, cem palácios e mil igrejas"

 

A maior obra de Trdat é a Catedral da Mãe de Deus de Ani, um exemplo de igreja de planta retangular com cúpula em forma de cruz. Ainda na capital constrói também a Igreja de São Gregório de Gagkashen (1001–1010) e a capela do palácio real (1001–1005). 

 

As principais igrejas dos mosteiros de Marmashen, Sanahin e de Haghbat são também atribuídas a Tirídates. Em Haghpat supõe-se que tenha desenhado ou supervisionado a construção do Surb Nshan ("Santo Sinal"), a estrutura mais antiga desse mosteiro. O mosteiro foi incluso no ano 2000 na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Trdat também participou da primeira grande obra de restauro da Igreja de Santa Sofia, construída cerca de 400 anos antes de sua época pelos arquitetos bizantinos Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto. Após um grande terremoto ter arruinado a cúpula de Basílica de Santa Sofia de Constantinopla em 989, os oficiais bizantinos chamaram Trdat ao Império Bizantino para organizar a reconstrução. O restauro da cúpula foi terminado em 994.

 

Este fato atesta a fama que o arquiteto armênio possuia em sua época. sabe-se que ele possuiu uma escola de arquitetura em Ani e os conhecimentos de arquitetura de Trdat chegaram à europa medieval graças a seus discípulos, por meio dos bizantinos.

 

A maior parte de suas obras foram recuperadas pelo Governo da Armênia, após a integração desta à União Soviética, no início século XX graças ao trabalho extenso a Comissão de Salvaguarda do Patrimônio da Armênia, em especial do arquiteto Toros Toramanian.

 

 

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Ruínas da Catedral de Argina

> (2) Ruínas Catedral de Ani (preservada por Toros Toramanian)

> (3) Reprodução da Catedral de Zvartnots de são Gregório Gagkashen (desenho  por Toros Toramanian)

> (4) Monastério de Haghpat

Catedral de Argina -ruinas.jpg
Catedral de Argina -ruinas.jpg

> (1) Ruínas da Catedral de Argina

press to zoom
Ruínas_da_Catedral_de_Ani.jpg
Ruínas_da_Catedral_de_Ani.jpg

> (2) Ruínas Catedral de Ani (preservada por Toros Toramanian)

press to zoom
Reprodução_da_Catedral_de_são_Gregório_Gagkashen.jpg
Reprodução_da_Catedral_de_são_Gregório_Gagkashen.jpg

> (3) Reprodução da Catedral de são Gregório Gagkashen (desenho  por Toros Toramanian)

press to zoom
Monastério_Haghpat_Sec_X.jpg
Monastério_Haghpat_Sec_X.jpg

> (4) Monastério de Haghpat

press to zoom

 - Referencias:

 

- Encyclopedia of «Christian Armenia», editor in chief Hovhannes Ayvazyan, Yerevan, 2002, page 1023-1024. (in Armenian). Disponivel em http://www.armenianreligion.am/en/Encyclopedia_trdat. Acesso em 02 de janeiro de 2016.

 

-  GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- SITIO ARQUEOLOGICO DE ANI. Cathedral of Ani. Disponivel em http://www.virtualani.org/cathedral/index.htm. Acesso em 02 de janeiro de 2016

 

- KOCH, Wilfred. Dicionário dos Estilos Arquitetônicos. Trad. Neide Luzia de Rezende. 4º Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

 

- MARANCI, Christina. The Architect Trdat: Building Practices and Cross-Cultural Exchange in Byzantium and Armenia Author(s): Christina Maranci Source: Journal of the Society of Architectural Historians, Vol. 62, No. 3 (Sep., 2003), pp. 294- 305. Disponivel em http://rbedrosian.com/Byz/Maranci_2003_Architect_Trdat.pdf. Acesso em 02 de janeiro de 2016.  

 

- UNESCO. Monasteries of Haghpat and Sanahin. World Heritage Convention. Disponivel em http://whc.unesco.org/en/list/777. Acesso em 02 de janeiro de 2016

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Trdat da Armênia

Documento nº: T11

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 02/01/2016

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital