ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Mary Gosling Townley
♦ 1753, Ramsgate, Inglaterra
† 19 de março de 1839, Ramsgate, Inglaterra

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Mary Towley foi uma das primeiras mulheres a desempenhar a profissão de arquiteta na Inglaterra e uma das primeiras mulheres reconhecidas a desempenhar tal função no mundo.

 

Pouco sabemos sobre sua infância e juventude. A maior parte dos registros que temos disponível sobre esta notável profissional é após o seu casamento com Sir James Towley, um procurador jurídico muito famoso nos anos de 1770.

 

Todas as obras de Townley estão em Ramsgate, Inglaterra e muitos ainda existem. São os mais belos exemplos da arquitetura pré-vitoriana inglesa.

 

O dinheiro adquirido pelo Sr. Townley nos negócios foi principalmente investido na construção de edifícios projetados por sua esposa. Entre estes edifícios destaca-se o famoso Edifício Regency, que abrigava uma escola, um hotel e prédios de apartamentos, o "Castelo Townley",  e a mansão Townley, residência da arquiteta. Criada em 1792, a mansão ampla e confortável logo se tornou o centro da vida social em Ramsgate.

 

A senhora Townley era um pilar importante da sociedade local e muitas foram as festas e bailes que ela promovia para a nobreza, em sua própria casa. Com a crescente fama de suas festas, o casal Townley construiu à frente de sua casa, no lado oposto da rua, o Castelo Townley, usado para acomodar hospedes mais ilustres.

 

Havia galerias subterrâneas que ligavam a Casa Townley até o Castelo. Hoje estão fechados e tornaram-se motivos de lendas urbanas muito atrativas para turistas. entretanto, isso mostra a genialidade de Mary ao pensar neste tipo de ligação segura entre as duas edificações, afinal, a realeza britânica frequentava aquele local e uma rota segura de fuga deveria existir em caso de hostilidades.

 

Posteriormente o prédio do Castelo Townley foi uma escola de meninos, que dentre seus ilustres membros teve Vincent Van Gogh como professor de arte freelancer, durante a sua estada em Ramsgate na virada do século XIX para o XX. Esta estrutura foi seriamente danificada durante o bombardeio alemão na 1 ª Guerra Mundial, em 22 de agosto de 1917, quando oito pessoas foram mortas com os ataques. O que restou do prédio, infelizmente, já foi demolido, restando apenas algumas fotografias do início do século XX.

 

Em 1810, James adquire em um leilão o enorme prédio da Albion House, um palacete de diversões, bailes e outros atrativos para a nobreza inglesa que passava os finais de semana no porto de Ramsgate.

 

O rei William IV estava entre os visitantes célebres que o casal Townley recebia durante os anos 1820, que vinha acompanhado de sua esposa, a duquesa de Kent, e a bebê Princesa Victoria (que viria a tornar-se rainha da Inglaterra, futuramente).

 

O casal Townley teve oito crianças, duas meninas e seis meninos e foi após a morte de seus filhos mais velhos e mais jovens,  a senhora Townley perdera muito do seu gosto por festas e bailes. Dois de seus outros filhos, Henry e Charles tornaram-se cristãos devotos e não demorou muito para que os saraus e bailes de outrora fossem substituídos por leituras noturnas de escrituras da Bíblia. Após a morte de seu marido, ela se tornou membra ativa na igreja de Ramsgate até sua morte em 19 de março de 1839, com 86 anos.


Em 1840 a Casa Townley tornou-se um escola de jovens moças e continuou nessa função até o final da Primeira Guerra Mundial. Alguns anos mais tarde foi convertida em apartamentos. Durante e depois da II Guerra Mundial, o edifício deteriorou-se rapidamente e logo se tornou abandonado e em 1966 houve a ameaça de que seria demolido para se construir no local um moderno posto de gasolina. A propriedade então foi comprada pelos descendentes de Mary e James e restaurada. Hoje é um ponto turístico de Ramgate.

 

 

Mary Townley

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Casa Townley, Ramsgate, Inglaterra, 1780

> (2) Casa Townley, Ramsgate, Inglaterra, 1780, ao lado a inscrição que diz que a futura Rainha Vitória hospedou-se com sua família nos anos de 1820.

> (3) Castelo Townley, Ramsgate, Inglaterra (hoje demolido)

> (4) Edifício Regency, Ramsgate, Inglaterra, anos 1820's.

 

01 Casa Towley.jpg
01 Casa Towley.jpg
press to zoom
02 Casa Towley.jpg
02 Casa Towley.jpg
press to zoom
Castelo Towley.jpg
Castelo Towley.jpg
press to zoom
Edifício_Regency.jpg
Edifício_Regency.jpg
press to zoom

 - Referencias:

 

- HISTORIC ENGLAND. Celebrating Women Architects. Mary Townley. Disponivel em https://historicengland.org.uk/listing/showcasing/women-architects/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.

 

-  RAMSGATE, Albion House. Aboute the Hotel Albion House. Disponivel em http://www.albionhouseramsgate.co.uk/about-the-hotel/historically-rich/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.


- RAMSGATE, Society. Historic Buildings. Disponivel em http://www.ramsgate-society.org.uk/cms/index.php/your-ramsgate/historic-buildings/12-your-ramsgate. Acesso em 03 de janeiro de 2016

 

- The Townley House in Ramsgate. Disponivel em http://www.michaelsbookshop.com/blogpicts2/townley.htm. Acesso em 03 de janeiro de 2016.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Mary Townley

Documento nº: T11

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 03/01/2016

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital