ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
JEAN PIERRE BALTARD
♦ 9 de julho de 1764, Paris (França)
† 2 de janeiro de 1846, Lion (França)
 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Jean Pierre Baltard iniciou sua carreira como gravurista de paisagem e é durante uma viagem à Itália para conhecer as ruínas das antigas cosntruções romanas que ele descobriu sua paixão pela arquitetura.

 

Ele começa então sua nova carreira, impulsionado já pela sua ampla reputação de gravurista e se tornou um dos mais famosos arquitetos da geração neoclássica.

 

Ele participou como voluntário de algumas das campanhas da Revolução Francesa, tornou-se sucessivamente professor de arquitetura na Escola Politécnica em 1796, em seguida, na Escola de Belas Artes em 1818.

 

Juntamente com Jean-Baptiste Rondelet, trabalhou na execução do "Panteão da Glória" em Paris, além de projetar vários prédios de prisões e capelas.

 

Sua publicação mais conhecida é o livro de gravuras "Visões dos monumentos de roma" onde reúne os desenhos feitos de sua viagem à Italia.

 

Tornou-se Membro do Conselho de Construções Civis e Obras Públicas do governo francês. Foi em 1801, um dos fundadores da Sociedade para o incentivo da indústria nacional.

 

Ele é o pai do também arquiteto Victor Baltard.

 

JEAN PIERRE BALTARD

PRINCIPAIS OBRAS:

 

> (1) Prisão de São Paulo e São Jose, Lion (1834) - Hoje desativada e o prédio esta sendo restaurado e convertido para outros usos.

 

> (2)  Palácio da Justiça de Lion (1842)

Prisão de são Paulo e São José
Prisão de são Paulo e São José

> (1) Prisão de São Paulo e São Jose, Lion (1834) - Hoje desativada e o prédio esta sendo restaurado e convertido para outros usos.

press to zoom
Palácio da Justiça
Palácio da Justiça

> (2) Palácio da Justiça de Lion (1842)

press to zoom

2

1

REFERENCIAS:

 

- Napoleon & Empire. Louis-Pierre Baltard (1764-1846) - Disponivel em http://www.napoleon-empire.net/personnages/baltard.php. Acesso em 04 de julho de 2015.

 

- Renée PLOUIN, Daniel RABREAU, Universalis, « BALTARD LOUIS-PIERRE (1764-1846) - ET VICTOR(1805-1874)  », Encyclopædia Universalis [en ligne], consulté le  . URL :http://www.universalis.fr/encyclopedie/baltard-louis-pierre-et-victor/

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Jean Pierre Baltard

Documento nº: B03
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 04/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital