Ilya Yevgrafovich Bondarenko
♦ 18 de julho de 1870, Ufa (Rússia)
† 21 de julho de 1947, Moscou (Rússia)
PERFIL BIOGRÁFICO:
Ilya Yevgraffovich foi um arquiteto, historiador, restaurador e preservacionista russo, um dos maiores revivalistas da Russia durante o movimento de resgate das "Antigas Crenças", quando o Art nouveau estava em moda na Rússia entre o final dos anos 1800 e início dos anos 1900.
Bondarenko formou-se na escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou entre os anos de 1887-1891, completando a educação no Politecnica de Zurique em 189. Ele viajou por toda Rússia durante a década de 1890, para a estudar arquitetura tradicional das regiões do Norte da Rússia e do Rio Volga.
Seu primeiro grande projeto foi o Pavilhão de Artes Russa na Exposição Universal (1900), em Paris, em parceria com Konstantin Korovin, outro importante arquiteto russo.
Profundo conhecedor do Estilo Art Nouveau, logo foi destacado para realizar a recuperação de prédios religiosos dando-lhes uma nova roupagem, cuja proposta do Art Nouveau atendia aos requisitos de tais obras. Deste trabalho resultou sua habilidade em lidar com reliquias e outros objetos de valor religioso.
Na primeira década de 1900, ele participou da cosntrução de várias igrejas, durante o movimento das "Velhas Crenças", que resultou na edificação de diversos prédios religiosos em toda Russia, muitos deles erguidos pelas populações locais.
Paralelamente à isso, Bondarenko estudou e publicou vários livros sobre importantes arquitetos russos do passado neoclássico, inclusive tendo acesso à desenhos originais desses mestres construtores russos, tornando suas publicações inéditas.
Com a Revolução Russa de 1917, Bondarenko foi trabalhar na gerencia de museus, mesmo tendo forte ligações com a Igreja Ortodoxa. Com os bolcheviques no poder, deu-se inicio à um dos maiores processos de restauração de prédios, monumentos e locais historicos da história da humanidade e Bondarenko participou ativamente desse processo. Trabalhou em diversas frentes de restauração de prédios historicos, principalmente igrejas, sendo na maioria das vezes o arquiteto chefe dessas empreitadas.
Seu ultimo projeto foi a restauração de um palácio dos tempos czaristas na cidade de Tver, que fora danificado durante os combates da Segunda Guerra Mundial. Bondarenko morreu em 1947 e foi enterrado com honras pelos serviços prestados ao seu país.
Ilya Y. Bondarenko
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Igreja de Nossa Senhora da Intercessão (1906-1911)
> (2) Pavilhão Russo na Exposição Internacional de PAris
> (3) Palacio da viajem, em Tver, (restaurado)
> (1) Igreja de Nossa Senhora da Intercessão (1906-1911)
> (2) Pavilhão Russo na Exposição Internacional de Paris
> (3) Palácio da viajem, em Tver, (restaurado)
Referencias:
- Structurae Net. Travel Palace of Tver. Disponivel em http://structurae.net/structures/travel-palace-of-the-empress . Acesso em 10 de julho de 2015.
-BRUMFIELD, William Craft. The Origins of Modernism in Russian Architecture. UNIVERSITY OF CALIFORNIA PRESS. Disponivel em http://publishing.cdlib.org/ucpressebooks/view?docId=ft1g5004bj&chunk.id=d0e4548&toc.depth=1&brand=ucpress. Acesso em 10 de julho de 2015
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Ilya Bondarenko
Documento nº: B22
Disponível na Internet via:
Última atualização: 10/07/2015