ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante

Ilya Yevgrafovich Bondarenko

♦ 18 de julho de 1870, Ufa (Rússia)
† 21 de julho de 1947, Moscou (Rússia)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Ilya Yevgraffovich foi um arquiteto, historiador, restaurador e preservacionista russo, um dos maiores revivalistas da Russia durante o movimento de resgate das "Antigas Crenças", quando o Art nouveau estava em moda na Rússia entre o final dos anos 1800 e início dos anos 1900.

 

Bondarenko formou-se na escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou entre os anos de 1887-1891, completando a educação no Politecnica de Zurique em 189. Ele viajou por toda Rússia durante a década de 1890, para a estudar arquitetura tradicional das regiões do Norte da Rússia e do Rio Volga.

 

Seu primeiro grande projeto foi o Pavilhão de Artes Russa na Exposição Universal (1900), em Paris, em parceria com Konstantin Korovin, outro importante arquiteto russo.

 

Profundo conhecedor do Estilo Art Nouveau, logo foi destacado para realizar a recuperação de prédios religiosos dando-lhes uma nova roupagem, cuja proposta do Art Nouveau atendia aos requisitos de tais obras. Deste trabalho resultou sua habilidade em lidar com reliquias e outros objetos de valor religioso.

 

Na primeira década de 1900, ele participou da cosntrução de várias igrejas, durante o movimento das "Velhas Crenças", que resultou na edificação de diversos prédios religiosos em toda Russia, muitos deles erguidos pelas populações locais. 

 

Paralelamente à isso, Bondarenko estudou e publicou vários livros sobre importantes arquitetos russos do passado neoclássico, inclusive tendo acesso à desenhos originais desses mestres construtores russos, tornando suas publicações inéditas.

 

Com a Revolução Russa de 1917, Bondarenko foi trabalhar na gerencia de museus, mesmo tendo forte ligações com a Igreja Ortodoxa. Com os bolcheviques no poder, deu-se inicio à um dos maiores processos de restauração de prédios, monumentos e locais historicos da história da humanidade e Bondarenko participou ativamente desse processo. Trabalhou em diversas frentes de restauração de prédios historicos, principalmente igrejas, sendo na maioria das vezes o arquiteto chefe dessas empreitadas.

 

Seu ultimo projeto foi a restauração de um palácio dos tempos czaristas na cidade de Tver, que fora danificado durante os combates da Segunda Guerra Mundial. Bondarenko morreu em 1947 e foi enterrado com honras pelos serviços prestados ao seu país.

Ilya Y. Bondarenko

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Igreja de Nossa Senhora da Intercessão (1906-1911)

 

> (2) Pavilhão Russo na Exposição Internacional de PAris

 

> (3) Palacio da viajem, em Tver, (restaurado)

 

Nossa Senhora da Intercessão
Nossa Senhora da Intercessão

> (1) Igreja de Nossa Senhora da Intercessão (1906-1911)

Pavilhão Russo na Expo Internacional
Pavilhão Russo na Expo Internacional

> (2) Pavilhão Russo na Exposição Internacional de Paris

Palácio de Tver
Palácio de Tver

> (3) Palácio da viajem, em Tver, (restaurado)

Referencias:

 

-  Structurae Net. Travel Palace of Tver. Disponivel em http://structurae.net/structures/travel-palace-of-the-empress . Acesso em 10 de julho de 2015. 

 

-BRUMFIELD, William Craft. The Origins of Modernism in Russian Architecture. UNIVERSITY OF CALIFORNIA PRESS. Disponivel em http://publishing.cdlib.org/ucpressebooks/view?docId=ft1g5004bj&chunk.id=d0e4548&toc.depth=1&brand=ucpress. Acesso em 10 de julho de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Ilya Bondarenko

Documento nº: B22
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 10/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital