ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Giulio di Pietro di Filippo de’ Gianuzzi (Giulio 'Pippi')
♦  1499, Roma, Italia
† 01 de novembro de 1546, Mantua, Italia

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Giulio Romano, conhecido na época pelo apelido de Giulio Pippi, foi um conhecido pintor renascentista e arquiteto, a herdeiro principal de Rafael Sanzio, e um dos iniciadores do estilo maneirista.

 

Com a morte de Rafael, em 1520, ele foi nomeado um dos principais herdeiros do mestre e logo tornou-se o principal executor artístico das obras deixadas por ele. Dessa maneira, Giulio completou uma série de obras inacabadas do seu mestre, incluindo a famosa pintura  "Transfiguração". Em seu trabalho a partir desses anos, como os quadro "Madonna" e "Santos" (de 1523) e o quadro "Apedrejamento de Santo Estevão"(também de 1523), Giulio desenvolveu um estilo altamente pessoal da pintura.

 

No ano seguinte, em 1524 Giulio deixou Roma e seguiu para Mântova, onde permaneceu até sua morte, dominando completamente os assuntos artísticos daquele ducado italiano. A mais importante de todas as suas obras é o Palazzo del Te, nos arredores de Mântua, iniciado em 1525 ou 1526 e construído e decorado inteiramente por ele e seus alunos.

 

Este palácio é quase uma releitura do classicismo sereno de Donato Bramante, mantendo as formas de antiguidade romana. O edifício é constituído por um bloco quadrado em torno de um pátio central com uma abertura de jardim. O design é particularmente famosao por sua caprichoso desvio do estilo grego antigo com motivos ornamentais romanos.

 

As principais salas do Palazzo del Te são o Hall, com afrescos eróticos dos amores dos deuses, a Sala dos Cavaleiros e do Salão dos Gigantes. Esta obra é pintada do chão ao teto com uma cena contínua dos gigantes tentnado tomar o monte Olimpo e sendo repelidos pelos deuses. No teto, uma pintura de Zeus lançando raios, e o espectador sente-se no meio da cena de batalha entre o olímpico e os titãs.

 

Até sua morte, ocorrida em 1546, ele ainda trabalhou na restauração  reconfiguração do interior da catedral de Mantova e outras obras menores.

Giulio Romano

(Retratado por Ticiano, 1536)

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Palácio del Te, Mantova, 1525-35

> (2) Afresco "A queda dos Titãs", Palácio del Te.

> (3) Reconfiguração da Catedral de Mantova

> (4) Casa do Arquiteto, Mantova, 1544-46

 

> (1) Palácio del Te,
> (1) Palácio del Te,

> (1) Palácio del Te, Mantova, 1525-35

> (2) Afresco "A queda dos Titãs"
> (2) Afresco "A queda dos Titãs"

> (2) Afresco "A queda dos Titãs", Palácio del Te.

Catedral de Mantova
Catedral de Mantova

> (3) Reconfiguração da Catedral de Mantova

> (4) Casa do Arquiteto
> (4) Casa do Arquiteto

> (4) Casa do Arquiteto, Mantova, 1544-46

 - Referencias:

 

-  BRITANNICA, Enciclopedia. Giulio Romano - Italian Artist and Architect. Disponível em www.britannica.com/biography/Giulio-Romano. Acesso em 03 de agosto de 2015

 

- J. PAUL GETTY MUSEUM, The. Giulio Romano. Disponivel em http://www.getty.edu/art/collection/artists/2983/giulio-romano-giulio-pippi-italian-before-1499-1546/. Acesso em 03 de agosto de 2015.

 

- VISUAL ART. Giulio Romano - Biography. Disponivel em http://www.visual-arts-cork.com/old-masters/giulio-romano.htm. Acesso em 03 de agosto de 2015.

 

- SITE OFICIAL DO MUSEU CIVICO DO PALACIO DEL TE: www.palazzote.it

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Giulio Romano

Documento nº: R12

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 03/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital