top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Antônio Cordini de Sangallo (o Jovem)
♦  12 de abril de 1484, Florença, Itália
† 3 de agosto de 1546, Terno, Itália

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Antônio Cordini de Sangalo pertence à uma família de arquitetos do renascimento italiano. Seus tios eram Giuliano da Sangallo e Antonio da Sangallo, o Velho. Para ser diferenciado deste último, ele passou para história com o apelido de "Antonio de Sangallo, o jovem".

 

Em 1503, muito jovem, ele foi a Roma com seu tio Giuliano e após um curto período de aprendizagem tornou-se ajudante de Donato Bramante, um dos primeiros arquitetos encarregados da construção da basílica de São Pedro,

 

Ele viveu e trabalhou em Roma, durante a maior parte de sua vida e trabalhou quase exclusivamente a serviço de vários papas. Com a morte de Bramante, em 1514, assume a direção das obras, seu tio Giuliano, mas com a morte deste em 1516, assumiu Rafael a direção do canteiro de obras da Basílica de São Pedro e em 1520, com a morte deste último, Antônio finalmente foi nomeado o primeiro arquiteto do edifício

 

Fez muitas obras em Roma durante esse período. Antônio de Sangallo foi mestre instrutor do arquiteto Juan Bautista de Toledo, que pouco depois iria levar o renascimento à Espanha, sob o reinado de Felipe II.

 

Antônio foi nomeado pelo Papa Paulo III arquiteto de todas as obras papais em 1536. Em seguida, no final dos anos trinta, ele era o único grande arquiteto a atuar em Roma.

 

Nesse período, ele adquiriu amplo conhecimento de construção de máquinas, muitas usadas nos canteiros de obras para facilitar o trabalho. Sangallo era também um exímio desenhista, como é notório em suas perspectivas desafiadoras e elevações bastante precisas.

 

Como arquiteto de todas as obras papais em 1536, ele expandiu e reorganizou as fortificações da Cidade.

 

Ele morreu na cidade de Terno, ao dirigir a renovação de uma obra em 1546. Foi substituído por Michelangelo na direção da obra da Basílica de São Pedro.

Antônio de Sangallo

o jovem

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Forte Michelangelo do porto de Civitavechia 1508 - 1537

> (2) Forte Michelangelo do porto de Civitavechia 1508 - 1537

> (3) Igreja do Espírito Santo, Roma 1545

> (4) Igreja de Santa Maria

> (5) Igreja de Santa Maria de Loreto, Roma, 1507

> (6) Igreja de santo Egídio

> (7) Fachada do Palácio do Espírito Santo

> (8) Palacio Farratini, Amélia, 1520-1525

- Referencias:

 

- ARTE HISTORIA. Sangallo, el Joven, Antonio. - Comentario Biografico. Disponivel em http://www.artehistoria.com/v2/personajes/3227.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2015.

 

- Biografias y vidas. La Enciclopedia Biografica en Linea. Antonio da Sangallo el Joven. Disponivel em http://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/sangallo_el_joven.htm.  Acesso em 28 de dezembro de 2015. 

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- KOCH, Wilfred. Dicionário dos Estilos Arquitetônicos. Trad. Neide Luzia de Rezende. 4º Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

 

- UNIVERSIDADE DE NAVARRA. SANGALLO, Antonio da, el Joven (Antonio Giamberti). Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra. Disponível em http://www.unav.es/ha/009-MAES/SANGALLO.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Antonio de Sangallo o Jovem

Documento nº: S31

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 07/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page