ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
INIGO JONES
♦  15 de julho de 1573, Londres (Grã-Bretanha)
† 21 de junho de 1652, Londres (Grã-Bretanha)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Inigo Jones foi o primeiro notável arquiteto Inglês, responsável pela introdução da arquitetura clássica de Roma e do Renascimento italiano à Grã-Bretanha, que influenciaria as proximas gerações de arquitetos do Reino Unido por pelo menos dois séculos.

 

Jones nasceu 4 dias antes de 19 de julho de 1573, a data de seu batismo, em Smithfield, Londres, filho de um alfaiate. Quase nada se sabe sobre sua infância ou educação. Ele certamente viajou para o exterior no final do século, provavelmente à custa de um patrocinador (mecenas), e foi muito influenciado pela obra do arquiteto italiano Andrea Palladio, até naquele momento o maior arquiteto do ocidente.

 

Herdando do pai as habilidades de designer de vestidos, no início dos anos 1600, Jones foi contratado pela esposa do Rei James I, a rainha Anne, para fornecer os trajes e os cenários para um baile de máscarás que seria dado na corte, algo que ele continuaria a fazer ao longo de sua vida, mesmo depois que ele começou a receber encomendas de obras de arquitetura.

 

Seu primeiro edifício conhecido foi o New Exchange, em Londres, projetado em 1608 para o Conde de Salisbury. Devido ao notavel trabalho, em 1611, Jones foi nomeado inspetor de obras de Henry, príncipe de Gales, mas o jovem príncipe morreu em 1612. Em 1613, Jones deixou a Inglaterra para visitar a Itália novamente. Um ano depois de seu retorno, ele foi nomeado inspector de obras do Rei, uma posição que ocupou até 1643,

 

Sua primeira tarefa importante como agrimensor era construir uma residência em Greenwich para a rainha - obra que foi batizada como "Casa da Rainha". Jones também trabalhou na restauração da catedral de St Paul, acrescentando um magnífico pórtico para o extremo oeste (infelizmente, toda a catedral foi destruida no Grande Incêndio de Londres de 1666 e do período de Jones não restou nada).

 

No Covent Garden, antigo mosteiro beneditino, Jones criou em Londres a primeira "Grande Praça Pública" (1630), de clara inspiração renascentista, em glebas de terras fornecidas pelo 4º conde de Bedford, e projetou a igreja de St Paul, inspirada no tratado de Palladio.

 

Com a eclosão da Guerra Civil Inglêsa e a apreensão de propriedades do rei, o emprego Jones como agrimensor chegou ao fim. É provavel que ele tenha sido perseguido pelos opositores do rei, mas com a restauração da monarquia inglesa, ele teve de volta os bensq ue lhe foram confiscados. Jones morreu em 21 de junho de 1652.

 

No total, 49 edifícios foram projetados por Jones no correr de sua vida. Infelizmente, apenas sete sobreviveram ao tempo e hoje são mantidos como monumentos ao seu brilhantismo. Seus edifícios são verdadeiros marcos na historia da arquitetura inglesa, diferentes dos que vieram antes e profundamente influentes sobre os que vieram depois.

INIGO JONES

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) The Banqueting House, Londres (1619-1622)

> (2) Igreja de St Paul, Covent Garden, Londres (1630)

> (3) Casa da Rainha, Greenwich (1616-1619)

> (1) The Banqueting House
> (1) The Banqueting House

> (1) The Banqueting House, Londres (1619-1622)

press to zoom
> (2) Igreja de St Paul
> (2) Igreja de St Paul

> (2) Igreja de St Paul, Covent Garden, Londres (1630)

press to zoom
> (3) Casa da Rainha
> (3) Casa da Rainha

> (3) Casa da Rainha, Greenwich (1616-1619)

press to zoom

Referencias:

 

- BBC. Historic Figures. Inigo Jones Disponivel em http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/jones_inigo.shtml. Acesso em 21 de juhlo de 2015.

 

FERNANDES, Prof. Carlos. ANTEMIO DE TRALES. Dicionário Só Biografias. disponível em http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/InigJone.html Acesso em 21 de julho de 2015.

 

- HISTORY. History of London. Inigo Jones. Disponivel em http://www.history.co.uk/study-topics/history-of-london/inigo-jones-renaissance-man. Acesso em 21 de julho de 2015

 

- ROSS, David. Britain Express. History - The Stuarts. Inigo Jones. Disponivel em http://www.britainexpress.com/History/inigo-jones.htm. Acesso em 21 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Inigo Jones

Documento nº: J 02
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 21/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital