ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Antoine-Laurent-Thomas Vaudoyer
♦ 21 de Dezembro de 1756, Paris, França 
† 27 de maio de 1846, Paris, França

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Antoine Vaudoyer nasceu em Paris, capital da França, em 1756. Pouco se sabe sobre sua infância e juventude e seus registros confiáveis datam após 1777, quando ele com 21 anos passa a integrar o exército francês, servindo no regimento do Dragões de Lorraine. Ele abandona o exército no ano seguinte, em 1778.


Neste mesmo ano, ele ingressa na Faculdade de Arquitetura na oficina de Antoine-François Peyre. Foi aí que ele desenvolveu seu gosto pela arquitura antiga. Vencedor do "Grande Prêmio" em 1783, Vaudoyer ganha uma bolsa de estudos do governo francês e foi para a Academia de Artes da França em Roma. 

 

Para Vaudoyer, no entanto, o objetivo final de sua estadia em Roma era o de coletar um conjunto de desenhos precisos, incluindo medidas e notas sobre os edifícios mais importantes da Roma Imperial, para reutilização na prática profissional e formar uma grande coleção de documentos para a Escola de Belas Artes de Paris.

 

Vaudoyer te como colega de turma o arquiteto Charles Percier (vencedor do Grande Prêmio de 1788).

Ele realizou grandes estudos e reproduções de monumentos antigos, principalmente dos tetros romanos, estabelecendo uma evolução dessas estruturas e descrevendo minuciosamente as ordens empregadas em suas colunas. Quando ele publicou os resultados de suas reconstituições em 1812 era no momento que estava no auge do projeto napoleônico para reconstruir Paris sobre o modelo de Roma antiga.

 

Em 1806 ele publicou o primeiro volume de uma série de livros ilustrados que reproduziam os projetos arquitetônicos dos vencedores do Grande Prêmio de Roma. Isto possibilitou a conservação de importantes estudos arquitetônicos realizados no século XVIII sobre a antiguidade clássica, como por exemplo, o estudo da Coluna de Trajano, realizado por Percier, quando este era estudante.

 

Vaudoyer em 1817, desenhou os projetos para instalação da Escola de Belas Artes no prédio do antigo mosteiro de Petits Augustins. Seu interesse na pesquisa histórica e o recolhimento de trabalhos de arquitetos que viveram antes dele o tornaram um grande contribuinte da História da Arte e da Arquitetura. 

 

Ao fim da vida, ele deixou mais de 900 manuscritos e desenhos. Seu filho, Leon Vaudoyer, também tornou-se um renomado arquiteto e preservou todo o material recolhido por seu pai sobre história e teoria arquitetura.

Antoine Vaudoyer

> (1) Reprodução da Ruina do Arco do Triunfo de Orange 1783

> (2) Projeto de Monumento Fúnebre em estilo Egípcio

> (3) Planta Baixa do Instituto de Belas Artes 1805

> (4) Desenho de um Relógio em Estilo Revivalista Egípcio

> (5) Casa da Astronomia 1785

> (6) Aquarela da Vista do Templo de Jupiter em Agrigento

OBRAS SELECIONADAS:

 

Reprodução_da_Ruina_do_Arco_do_Triunfo_de_Orange_1783.jpg
Reprodução_da_Ruina_do_Arco_do_Triunfo_de_Orange_1783.jpg
Projeto_de_Monumento_Fúnebre_em_estilo_Egípcio.jpg
Projeto_de_Monumento_Fúnebre_em_estilo_Egípcio.jpg
Planta Baixa do Instituto de Belas Artes 1805.jpg
Planta Baixa do Instituto de Belas Artes 1805.jpg
Desenho_de_um_Relógio_em_Estilo_Revivalista_Egípcio.jpg
Desenho_de_um_Relógio_em_Estilo_Revivalista_Egípcio.jpg
Casa da Astronomia 1785.jpg
Casa da Astronomia 1785.jpg
Aquarela da Vista do Templo de Jupiter em Agrigento.jpg
Aquarela da Vista do Templo de Jupiter em Agrigento.jpg

 - Referencias:

 

- Artnet Worldwide Corporation. Antoine Laurent Thomas Vaudoyer. Disponivel em http://www.artnet.com/artists/antoine-laurent-thomas-vaudoyer/past-auction-results. Acesso em 08 de janeiro de 2016.

 

- BERGDOLL Bary. VAUDOYER, Antoine-Laurent-Thomas. inDICTIONNAIRE CRITIQUE DES HISTORIENS DE L’ART. Disponível em www.inha.fr/fr/ressources/publications/publications-numeriques/dictionnaire-critique-des-historiens-de-l-art/vaudoyer-antoine-laurent-thomas.html. Acesso em 08 de janeiro de 2016.

 

- OXFORD INDEX. Antoine-Laurent-Thomas Vaudoyer. Disponivel em http://oxfordindex.oup.com/view/10.1093/oi/authority.20110803115310392.  Acesso em 08 de janeiro de 2016.

 

-STRUCTURAE. Antoine Vaudoyer. Biographical Information. Disponivel em http://structurae.net/persons/antoine-vaudoyer. Acesso em 08 de janeiro de 2016.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Antoine Vaudoyer

Documento nº: v 02

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 08/01/2016

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital