ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Paul Lester Wiener
♦  02 de maio de 1895, Leipizig, Alemanha
 16 de novembro de 1967, Munique, Alemanha 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Paul Lester Wiener nasceu em Leipzig, no Império Alemão, em 02 de maio do ano de 1895.

 

Poucas informações temos sobre sua infância. Ele foi educado na Royal Academy de Berlim, e fez sua pós-graduação em Viena e Paris. Mudou-se para os Estados Unidos em 1913 e tornou-se um cidadão americano em 1919.

 

Ele voltou para a Europa para voltar aos estudos e também trabalhar como arquiteto até 1927. Com seu amigo Bruno Paul, Wiener funda a empresa Contempora, um grupo de artistas internacionais na área de arquitetura e desing, no ano de 1928. Poucos anos mais tarde, em 1934 ele projeta a Contempora House, sede de sua empresa, em linhas modernistas e hoje integra a lista do patrimônio histórico dos Estados Unidos.

 

No ano de 1937, Wiener projetou o edifício do Governo dos EUA e seus interiores para a Exposição Internacional de Paris. Por seu trabalho, ele foi premiado com três Grand Prix do Júri da Exposição.

 

No ano seguinte, em 1938, Paul Lester Wiener é convidado pelos governos do Equador e Brasil para organizar detalhes de mobília e de interiores  para os pavilhões destes países na Feira Mundial de Nova York. Nesse período ele entra em contato com os brasileiros Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O Pavilhão do Brasil recebeu atenção especial de Wiener, que criou uma tipografia exclusiva para ser usada nos letreiros e documentos do pavilhão, é o caractere Bodoni, que ficou conhecido como Brazil Bodoni.

 

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial o cenário fica mais dificil para Wiener. Os anos de guerra levou-o a trabalhar com suas empresas de arquitetura e desenvolveu modelos de casas pré-fabricadas. As casas pré-fabricadas eram revolucionárias, pois eram facilmente desmontáveis, adequadas para a construção de habitação emergencial do pós-guerra e muito útil para ser usada de maneira temporária (canteiros de obras, campanhas, etc).

 

Em 1942, Wiener juntou suas forças a José Luis Sert, arquiteto espanhol, para formar a Urbanismo Associates, uma empresa voltada ao urbanismo e planejamento que funcionou até 1959, tornando-se uma empresa de consultoria de renome internacional.

 

Durante este período, Wiener chegou a ministrar aulas nos Estados Unidos e em algumas unviersidades da América Latina na área de urbanismo, devido seu trabalho já consolidade e reconhecido como um especialista em planejamento urbano.

 

Com a Urbanismo Associates, Paul Lester Wiener realiza seu trabalho mais notável. Contnado com a colaboração de ninguém menos que Le Corbusier, Wiener e Sert concebem o plano diretor para a cidade de Bogotá (Capital da Colômbia).

 

Neste plano, eles planejaram exaustivamente as diretrizes para o crescimento da cidade. No mesmo período, outras cidades foram replanejadas. 

 

O Brasil também encomendou projetos urbanos à Wiener. Idealizado na década de 1940 pelo brigadeiro Guedes Muniz, o projeto de criação da "Cidade dos Motores", junto à Fabrica Nacional dos Motores (FNM), em Xerém, no estado do Rio de Janeiro.

 

O Projeto teve o ideário moderno implementado em sua realização através do parecer técnico do arquiteto Attílio Correa Lima, que associava pensamento moderno ao objetivo progressista da época. Devido à morte prematura de Corrêa Lima, a FNM contratou os arquitetos J. Sert e Paul Wiener para desenvolver o projeto, que teve influencia marcante das ideias de Le Corbusier.

 

Wiener e Sert comprometeram-se a planejar uma cidade para 25.000 pessoas desde o início. Principalmente concebido como uma comunidade industrial para trabalhadores a Cidade dos Motores apresentou a oportunidade para o planejador da cidade organizar o desenvolvimento total da unidade urbana.

 

Todo o plano foi concluído em 1949 e foi amplamente divulgado nos círculos de planejamento e urbanismo. Mas a cidade dos motores jamais fora cosntruída. Com o fim do governo de Getulio Vargas e a privatização da FNM, os acionistas desinteressaram-se de construir a Cidade dos Motores, preferindo construir pequenas vilas operárias isoladas.

 

Wiener continuou a trabalhar na América Latina, desta vez trabalhando na requalificação urbana de uma região de Havana, capital de Cuba.

 

Em 1951, ele prestou serviços para a empresa Orinoco Mining Company na Venezuela, uma empresa privada do ramo da mineração que iria construir unidades habitacionais para abrigar seus enormes contingentes de operários.

 

Em 1958, Wiener aceitou sua comissão mais importante nos Estados Unidos: teria de planejar um bairro na área de Washington Square, de Nova York, fornecendo milhares de unidades habitacionais dentro de uma área de seis blocos.

 

Nos anos 1960, Wiener passa a trabalhar menos com urbanismo e passa a maior parte do tempo planejando residências. Ele continuou neste trabalho e também como consultor em projetos de habitação residencial até sua morte em 1967.

 

Grande parte de sua produção (projetos, esboços, manuscritos) estão compilados e disponiveis para pesquisa no acervo da biblioteca da Universidade de Oregon.

Paul Lester Wiener
Paul Lester Wiener

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Cidade dos Motores, RJ (implantação)

> (2) Cidade dos Motores, RJ (Perspectiva)

> (3) Pavilhao do Governo Americano na Expo de Paris, 1937

> (4) Washington Square Village. New York, New York, 1956

> (5) Washington Square Village. New York, New York, 1956

> (6)Contempora House, NY, 1935

implantação_cidade_dos_motores.jpg
implantação_cidade_dos_motores.jpg
cidade dos motores perspectiva.jpg
cidade dos motores perspectiva.jpg
pavilhao americano 1937.jpg
pavilhao americano 1937.jpg
Washington Square Village. New York 01.jpg
Washington Square Village. New York 01.jpg
Washington Square Village. New York.jpg
Washington Square Village. New York.jpg
contempora house 1935.jpg
contempora house 1935.jpg

 - Referencias:

 

- FERRERIA, Naiara Tatiana conceição. Projeto da Cidade dos Motores. Cronologia do Urbanismo. Disponivel em http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1461. Acesso em 30 de junho de 2016.

 

- GITHENS, John. Paul Lester Wiener. Memorial. Portla Find a Grave. Disponivel em http://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=gr&GRid=75694129. Acesso em 30 de junho de 2016.

 

- University of Oregon. Paul Lester Wiener papers, Bx 155, Special Collections & University Archives, University of Oregon Libraries, Eugene, Oregon. Disponível em http://archiveswest.orbiscascade.org/ark:/80444/xv66707 . Acesso em 30 de junho de 2016.

 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Paul Lester Weiner

Documento nº: W03

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/#!wiener-paul-lester/c6cc
Última atualização: 30/06/2016

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital